A AMG Mercedes cumpriu a promessa durante a apresentação em julho do desportivo GT-R e revelou duas variantes do seu infernal coupé: o GT Roadster e GT-C Roadster. Ambos estão equipados com motorizações V8 bi-turbo e serão revelados ao vivo no salão de Paris.
Designam-se por GT Roadster e GT C Roadster. Assume um significado, agora completamente claro, o "C" (da sigla GT C) que o futuro conversível apresenta no topo da sua mala traseira. “C” de Coupé, para que ninguém se esqueça da sua derivação. Os planos da Mercedes, anunciados em julho no lançamento em Nurburgring do GT R, tomam agora uma forma definitiva. O novo coupé de dois lugares partilha muitos do argumentos do seu progenitor... mas é algo diferente.
Esteticamente, o modelo destaca-se pela grelha AMG Panamericana, que remete para a herança do desporto automóvel: 15 lamelas verticais cromadas reflectem o visual do atual Mercedes-AMG GT3. O largo pára-choques dianteiro, serve para realçar a dimensão baixa e larga deste coupé, com uma largura entre vias generosa para oferecer grande estabilidade no asfalto.
As entradas de ar de grandes dimensões, situadas junto às extremidades da frente, asseguram o fornecimento do ar de arrefecimento ao motor. Também as novas jantes de liga leve AMG de 19 e 20 polegadas, de 5 raios duplos, transmitem a impressão de elevada potência e dinamismo.
CONVERSÍVEL DESPORTIVO
Com potência de 557 cv e um binário máximo de 680 Nm, o AMG GT C é uma nova versão com potência mais dócil e ligeiros aperfeiçoamentos para uma utilização mais ‘civilizada’ que o temível GT-R. Estes incluem a direção ativa do eixo traseiro e o bloqueio eletrónico do diferencial, que funcionam combinados com a suspensão desportiva AMG Ride Control.
Os dois novos desportivos revelam capotas de lona, uma carroçaria em alumínio de baixo peso e de elevada rigidez torsional e os potentes e eficientes motores V8 bi-turbo. E com mais estas duas versões, a família Mercedes-AMG GT passa a ser formada por cinco membros.
A versão de entrada no mundo Roadster é o AMG GT, com uma potência de 476 cv e 630 Nm. O AMG GT C Roadster eleva a experiência para um nível superior, ou seja, 557 cv de potência e 680 Nm de binário, sendo estes valores complementados por uma série de mexidas técnicas que melhoram o seu comportamento, como as já referidas via traseira mais comprida e a direção ativa no eixo posterior.
Ambos os motores estão associados a caixas AMG Speedshift DCT7 para passagens de caixa velozes e conseguem prestações de elevado gabarito: a versão menos potente acelera dos 0 aos 100 km/h em 4,0 segundos e atinge os 302 km/h de velocidade de ponta, ao passo que o C Roadster exibe valores de 3,7 segundos e 316 km/h, respetivamente, para os mesmos exercícios.
V8 BI-TURBO DE 4 LITROS
No que diz respeito às dimensões, o novo conversível de 2 lugares apresenta uma cauda mais comprida 57 mm (Long Tail). Em contraponto, as cavas traseiras mais largas das rodas criam espaço para uma maior largura da via traseira e rodas mais largas, permitindo efetuar curvas a uma maior velocidade e obter uma capacidade de tração melhorada, de acordo com a marca.
Ambos os Roadsters permitem passar rapidamente de coupé a cabriolet. A capota de lona abre e fecha em cerca de onze segundos e o processo de abertura e fecho pode ser realizado até uma velocidade de 50 km/h. Para combinar com as onze cores da carroçaria e as dez cores de interior, a capota de lona pode ser encomendada em preto, vermelho ou bege. A capota de lona de três camadas de tecido é suportada por uma estrutura ligeira de magnésio, aço e alumínio, que ajuda a manter um baixo centro de gravidade.
O condutor poderá configurar o AMG GT Roadster de acordo com as suas preferências através do seletor AMG Dynamic Select, o qual apresenta três modos de transmissão: "C" (Comfort), "S" (Sport), "S+" (Sport Plus) e o modo afinação personalizada "I" (Individual) permitem uma grande variedade de adaptações para uma experiência de condução que varia entre o máximo conforto e a máxima desportividade. O modo da transmissão "Race" também está disponível para o Mercedes-AMG GT C Roadster.
ESTRUTURA E ACABAMENTOS
Com um peso, de 1595 kg para o GT Roadster, e de 1660 kg para o GT C Roadster, os novos conversíveis contam na carroçaria de estrutura rígida, mas especificamente reforçada para suportar a configuração roadster do veículo. Os perfis das longarinas laterais são de maior espessura e mais câmaras contribuem para o aumento de rigidez da estrutura. A travessa do tablier está ligada à estrutura do para-brisas por estruturas adicionais de reforço, enquanto um pilar de suporte entre a capota de lona e o depósito reforça o eixo traseiro.
A tampa da bagageira é particularmente leve graças a um material compósito inovador. A estrutura de suporte de carga é constituída por painéis de SMC (Compósito de Chapa Prensada) com camadas de fibra de carbono. Estes materiais demonstram um elevado desempenho com o seu baixo peso, elevada resistência e acabamento superficial de excelente qualidade. Foram desenvolvidos pela fábrica TEC da Mercedes-Benz em Sindelfingen e aperfeiçoados para produção pelos especialistas da AMG em Affalterbach. Esta combinação de materiais é utilizada pela primeira vez nos novos AMG Roadsters.
PERFORMANCES
O motor twin-turbo V8 de 4 litros é comum ao Mercedes-AMG GT Roadster e GT C Roadster, mas os níveis de potência mudam de um para o outro. A unidade básica apresenta 476 cavalos de potência e 630 Nm e a superior mostra uns sem precedentes 557 cavalos e 680 Nm. Fala-se em qualquer coisa como uns impressionantes 316 km/h de velocidade, aceleração 0-100 km/h em 3,7s. Sim… pois sim… mas sentir os cabelos ao vento e o ar na face com uma boa companhia ao lado, é para mim mais significativo!