A Bentley e a Lamborghini, duas marcas de prestígio do Grupo Volkswagen, e vários outros fabricantes, esclareceram que vão estar ausentes no Paris Motor Show 2016.
A lista de expositores apresenta menos marcas premium que o habitual, tudo apontando para que sejam as marcas francesas, pequenos utilitários, SUV’s e ‘concepts’ futuristas a serem ‘estrelas’ no certame parisiense.
O anúncio da opção de ‘faltar’ ao salão de Paris, não foi feito em primeira mão pela Bentley e Lamborghini, mas sim pela própria Volkswagen que tomou as rédeas da decisão, explicando essa opção, não só visa um corte nos custos dessa presença, mas também por uma diferente estratégia de marketing. E, pior ainda, para a organização e publico do certame francês, é que essas ausências não serão as únicas.
A Aston Martin e a Rolls-Royce, também já esclareceram que vão estar ausentes em Paris, opção igualmente tomada pela Ford e Volvo.
Os motivos alegados por estes construtores são semelhantes, Falam também em cortes nos custos, na implementação de novas estratégias em termos de exposições e, no caso do fabricante sueco, numa alteração nas prioridades comerciais.
Das duas marcas do Grupo Volkswagen, a Bentley, justifica a decisão com uma aposta em exposições e salões mais pequenos, onde, segundo os responsáveis da marca, se tornam mais fácil promover uma relação mais próxima e directa com cada cliente.
A Lamborghini, por seu turno, sustenta que pretende escolher os salões em que participa de forma mais cuidada, dando preferência aos locais onde o mercado de superdesportivos é mais forte.
Tudo isto, soa muito mais a um conflito de interesses na Europa, do que a uma simples guerra comercial, ao qual não será certamente estranhos os recentes ‘castigos’ por emissões poluentes no ‘velho continente’.