A controvérsia no passado GP de San Marino, gerada entre Espargaró e Valentino Rossi, em que ambos se dedicam a uma troca de gestos e insultos mútuos, não vão ser repetidos. Pelo menos, se um piloto desrespeitar outro, não vai escapar ileso.
A IRTA enviou um e-mail de aviso aos pilotos, onde refere que certos gestos e atitudes serão multados a partir de agora."Recebemos o e-mail na semana passada. Estou desapontado com esta regra. Eu vou acabar na ruina”, brincou Cal Crutchlow. O piloto britânico discorda com esta nova regra.
"Eu gostei do que o Rossi fez em Misano, adiciona um pouco mais de tempero ao Campeonato do Mundo. Por que não fazê-lo", declarou numa alusão ao sinal que o italiano dedicou a Espargaró em Misano.
O piloto da Honda quis esclarecer a sua posição."Não queremos trazer más atitudes para este desporto, mas não é o mesmo que ver um comentador na televisão a dizer um enorme disparate?" argumentou.Valentino Rossi
Também questionado sobre o que aconteceu, Valentino Rossi deu a sua explicação: "Em Misano, o Aleix cometeu um grande erro, porque ele ficou na linha e quando eu me mostrei chateado com ele, mandou-se para ‘aquele sitio’. Para mim, o meu erro foi cometer aquele gesto. Mas, por outro lado, a ‘cem por cento’ fiz a coisa certa naquele momento. Concordo que não se deve fazer aquele gesto. Mas, por outro lado, quando um piloto está em pista tem que estar atento aos outros pilotos. Se não o fizer arrisca-se a que o outro o faça e depois é muito pior e perde a razão." Esclareceu o piloto italiano.
Valentino Rossi: «Aleix mandou-me para ‘aquele sítio’»
Aleix Espargaró: «Rossi devia preocupar-se em acelerar e deixar de fazer ‘números’Aleix Espargaró: «Rossi devia preocupar-se em acelerar e deixar de fazer ‘números’. Neste caso, como se tratava do Valentino, eles preocuparam-se em vir à box. Mas, tratando-se de outro piloto, estou seguro que não teriam vindo ... ", referiu o espanhol sobre a atitude da Direção de Corrida»