top of page
NOVO PORSCHE PANAMERA 4 E-H

A última palavra da Porsche: Panamera 4 E-Hybrid - Motores


O mais recente Panamera, integral e com motor Plug-in é uma das maiores estrelas da marca de Estugarda para o salão de Paris. Servido por uma unidade V6 a gasolina bi-turbo de 2.9 litros combinado com um motor elétrico, alcança os 426 cv de potencia máxima.

Sustentabilidade e desempenho são argumentos poderosos do Panamera 4 Hybrid. Na Porsche, o termo "híbrido" é sinónimo não apenas de mobilidade sustentável, mas de desempenho também – e a comprová-lo estão as vitórias do 919 híbrido nas 24 Horas de Le Mans, em 2015 e 2016. Esta filosofia é também proclamada nesta última versão do Panamera.

O novo híbrido plug-in, sai sempre do estacionamento em modo puramente eléctrico e com 50 km de autonomia elétrica, conseguepara quem procura o fator desportivo, acelerar com a sua tração integral dos 0 aos 100 km/h em 4,6 segundos e chegar aos 278 km/h. O binário é transferido para todas as quatro rodas e a suspensão de ar de três câmaras padrão, assegura um equilíbrio óptimo entre o conforto e dinâmica a todos os momentos.


INSPIRADO NO COUPÉ 918 SPYDER

A tecnologia do Panamera 4E tem por base o caráter híbrido do Porsche Spyder 918 que, pela primeira vez chega a este segmento. O Spyder é o veículo mais rápido de série de Estugarda para procurar recordes no Nürburgring-Nordschleife, contando para as suas performances a energia adicional fornecida por dois motores elétricos.

A potência do motor elétrico do Panamera 4E atinge os 100 kW (136 cv) e 400 Nm de binário – e fica disponível assim que condutor pressiona o pedal do acelerador. No modelo antecessor, o pedal precisava ser pressionado a pelo menos 80 por cento, para se libertar o poder adicional do acionamento elétrico que agora interage em perfeita harmonia desde o início.

Este poder extra, em conjunto com as características do novo 2,9-litros V6 biturbo que, por si só garante um desempenho de 330 cv, gera um impulso cenário impressionante com base no motor eléctrico e turbocompressores.


O MOTOR ELÉTRICO DEBITA UM EXTRA DE 136 CV DE POTÊNCIA,

FUNCIONANDO EM MODO ELÉTRICO DESDE SAÍDA PARADA


A energia eléctrica é também utilizada para aumentar a velocidade segundo um conceito a que a marca designa como “E-Performance" para três objetivos: mais poder, mais prazer de condução e menor consumo de combustível.

O híbrido Panamera adopta uam caixa PDK de oito velocidades de mudanças rápidas e, em contraste com o sistema electro-hidráulico do modelo antecessor, o desacoplamento do novo 4 E-Hybrid é realizado electromecanicamente por um actuador eléctrico da embraiagem (ECA), o que resulta em tempos de resposta mais curtos. O sistema Porsche Doppelkupplung (PDK) da transmissão de oito velocidades, é usado para transmitir a energia para o sistema de tração integral desta segunda geração do Panamera.


HABITÁCULO HI-TECH

O PANAMERA 4 OFERECE 3 MODOS FUNCIONAIS DO MOTOR ELÉTRICO, RECORRENDO O 'E-CHARGE' AO V6 BITURBO PARA CARREGAMENTO DAS BATERIAS

No interior, o Panamera 4E segue a disposição Porsche Advanced Cockpit com ecrãs e monitores específicos do sistema híbrido, numa mescla de elementos táteis. Os dois ecrãs de sete polegadas estão de cada lado do conta-rotações analógico - elemento que a Porsche não prescinde - situado em posição central no painel de instrumentos. Conta, ainda, com um mostrador da potência para que se saiba qual a unidade a ser utilizada, e também quanta energia está a ser gasta ou recuperada.

A marca trabalhou igualmente o seu programa opcional Sport Chrono Package, conferindo-lhe um novo modo ‘Hybrid Auto’ que permite ao sistema escolher de forma automática qual o método mais eficiente de utilização. Além desse, estão ainda disponíveis os modos tradicionais ‘Sport’ e ‘Sport Plus’, mas também o ‘E-Power’, ‘E-Hold’ e ‘E-Charge’, sendo que o primeiro destes três recorre apenas a energia elétrica o segundo permite guardar a carga presente na bateria para uso posterior e, por fim, o ‘E-Charge’ recorre ao motor V6 bi-turbo para carregar as baterias.

Em Portugal, o Panamera 4 E-Hybrid, já disponível para encomenda, começa nos 115.337 euros, sendo as primeiras unidades para a Europa entregues em abril de 2017.


0 visualização0 comentário
bottom of page