INTERMOT COLÓNIA / Em 2017, a "Lâmina de Fogo" da Honda completará 25 anos de uma existência com muitos êxitos. Perto das bodas de prata desta referência desportiva, a Honda mostrou na Intermot de Colónia a versão especial Fireblade SP2.
A Honda Fireblade ressurge com argumentos tirados diretamente das SBK e das pistas de MotoGP. Visualmente, são as inserções de carbono e dourado entrelaçadas na pintura tricolor que fazem a diferença da Fireblade SP2 para o modelo base, assim como as rodas Marchesini ‘ouro’ que reduziram a inércia da roda da frente e traseira em 18/9%. Mas, as diferenças reais - e que conferem o máximo potencial de corrida à nova Fireblade SP2 – estão no interior do motor, assim como nos dois ‘kits de corrida’ que vão estar disponíveis.
Enquanto o diâmetro do pistão de 76 milímetros é idêntica à SP, na cabeça dos cilindros da Fireblade SP2 correm válvulas de admissão 1 mm maiores, com 31,5 milímetros e válvulas de escape também superiores, com 25,5 milímetros de diâmetro válvulas de escape maiores, com ângulos de 10 ° / 12 °.
Tem a mesma taxa de compressão de 13.0: 1 mas são empregues válvulas e câmaras de combustão otimizada no formato para uma maior eficiência. São também usadas velas de ignição especiais e uma ‘camisa de água’ envolve as câmaras de combustão para uma melhor refrigeração - esta tecnologia é derivada diretamente da RC213V de MotoGP da Honda!.
Os pistões usam uma coroa de design exclusivo com tratamento térmico, que fortalece a área em torno do pistão guia, que tem uma guia 2.5 mm mais curta, sendo também o cilindro 8 gramas mais leve. Os dispositivos de controle eletrónico da Fireblade SP2 são os mesmos da SP standard, mas com configurações exclusivas na SP2. Tanto para corridas como para uso geral em circuito, um kit de corrida estará disponível.
Mais informações brevemente.