A Porsche AG, convidou a Tesla e Mercedes para discutir o seu projecto de ultra-carregamento rápido de baterias. Produzir um sistema universal de carregamento com custos reduzidos, é o tema lançado a debate pela marca de Estugarda.
Por Jorge Matias
A Porsche contactou a Tesla e Mercedes, no sentido de ambas as marcas passarem a integrar o seu projecto de carregamento de baterias ultra-rápido, para criarem em conjunto um sistema universal de carregamento que beneficie todos os fabricantes. Sobre a resposta destas duas marcas, pouco se sabe ainda, mas ideia da marca de Estugarda já passou há muito os muros de Estugarda.
A IDEIA ORIGINAL
Até ser estabelecida uma bitola internacional, as linhas de comboio não tiveram grande sucesso. O mesmo vai acontecer com os carros eléctricos até que seja estabelecido um padrão de acesso universal todas as marcas. É nesse sentido que a Porsche quer desenvolver infra-estruturas de carga ultra-rápida e, para isso, convidou a participação das marcas Tesla e Mercedes.
Se era intenção manter segredo (dentro do grupo Volkswagen) seria um caso sério de miopia. Dessa forma, a marca apenas atingiria o seu próprio modelo Mission E, o Audi e-Tron e o Volkswagen I.D. Concept bem como outros poucos modelos do grupo durante os próximos cinco a dez anos. Seria como obrigar qualquer condutor que apenas consumir um tipo específico de combustível.
O PORSCHE MISSION E APRESENTADO NO PARIS MOTOR SHOW
CRIAR UM 'PRODUTO' ECONÓMICO
No entanto, por todo o mundo e perante o crescimento da utilização de opções eléctricas, todos os fabricantes têm a mesma necessidade: recarregar baterias o mais rápido possível, para poder seguir viagem. É por isso que a Porsche convidou a várias marcas e fornecedores a reunirem-se para obter uma solução que seja eficiente e acessível para todos os fabricantes de viaturas de propulsão eléctrica.
Para já, o carregador de 800 volt da Porsche consegue carregar 80% de um Porsche Mission E em apenas 15 minutos, quase metade do tempo que a Tesla consegue com o seu carregador de 450 volt. E óbvio. Nos próximos anos vão haver grandes desenvolvimentos no sistema de carga de baterias de veículos eléctricos por todo o mundo. A possibilidade de se produzir um sistema universal de carregamento vai beneficiar todos os fabricantes destes veículos.