top of page
motores7magazine

O mais magro e ágil | Motores

O F-Type SVR é o primeiro Jaguar desenvolvido pela SVO (Special Vehicle Operations), divisão de Operações de Veículos Especiais do Grupo Jaguar Land Rover. É também o F-Type mais rápido de sempre.


Depois da sua estreia no Salão Automóvel de Genebra, as primeiras entregas do novo Jaguar começaram a partir do verão, com um preço anunciado de 185.341,66 euros para o Coupé e de 192.590,27 euros para o descapotável. O SVR recebe um ‘pacote aerodinâmico’ extra, que inclui o pára choques dianteiro com novo spoiler, um fundo plano e um spoiler traseiro ativo em fibra de carbono. Conta ainda com novos difusores traseiros para alojar as ponteiras de escape, as quais reduzem a sustentação e melhoram a carga aerodinâmica e a estabilidade a velocidade elevada. A opção por uns travões de carbono e cerâmica e por outros componentes em fibra de carbono, permitiram aligeirar o peso em cerca de 50 kg por comparação com o Jaguar F-Type R.


O chassis foi melhorado e tem novos amortecedores e barras estabilizadoras, pneus mais largos, jantes em liga leve forjadas de 20 polegadas e novas mangas de eixo traseiras mais rígidas. O sistema de escape em titânio e Inconel disponibiliza uma sonoridade ainda mais definida e sugestiva, bem como uma redução de peso de 16 kg. O interior apresenta bancos exclusivos para esta versão, desenvolvidos pela SVR com padrão Lozenge, da mesma forma que o painel de instrumentos, a consola central e o volante SVR se apresentam personalizados com revestimento em Alcantara; as patilhas de seleção de velocidades são anodizadas.

O motor V8 de 5,0 litros desenvolve agora 575 CV de potência e 700 N.m. de binário máximo. A aceleração de 0 a 100 km/h é de apenas 3,7 segundos e atinge uma velocidade máxima de 322 km/h na versão Coupé.




Este desportivo contém ainda calibrações e afinações específicas para todos os elementos eletrónicos de chassis e motor, caixa Quickshift, direção assistida elétrica e Sistema Dinâmico Adaptativo, Vetorização de Binário, Controlo Dinâmico de Estabilidade e de tração integral All Wheel Drive.

A opção do sistema de travões com Matriz Cerâmica em Carbono (CCM) proporciona maior resistência à fadiga inclusivamente nas condições desportivas mais extremas e uma redução de peso de 21 kg.

A redução de peso em todo o veículo é de 25 kg em comparação com o F-TYPE R AWD, e superior a 50 kg quando for incorporada a opção do sistema de travagem CCM, o painel do tejadilho em fibra de carbono e o pack especial em fibra de carbono.


MELHORAR O DESEMPENHO E AGILIDADE

O departamento de projeto centrou o seu foco em “melhorar as caraterísticas dinâmicas do F-Type em curva reduzindo a subviragem, o que permite manipular melhor o carro com o acelerador”, explicou David Pook, especialista na Jaguar da componente dinâmica dos veículos. Para esse novo comportamento, foi também preponderante suavizar a barra estabilizadora dianteira e endurecer a barra traseira. O SVR conta ainda com novas molas de suspensão e rodas mais leves, tendo sido revisto o sistema all-wheel-drive para reduzir a quantidade de binário que incide nas rodas dianteiras.

Os pneus do SVR também são mais largos do que os empregues no F-Type R, de 265/35 à frente e 305/20 traseira especialmente desenvolvidos na Pirelli. "Nós movemos o balanço para trás, fazendo com que os pneus traseiros trabalhem mais", diz Pook, ciente que esta alteração trouxe algum conforto extra. "Precisamos de ter o necessário para chegarmos a uma alta performance mas, também precisamos de nos sentir seguros e confiantes para a poder utilizar."

O resultado de tudo isto é que se sente a frente do SVR mais estável e mais fácil de colocar onde a queremos em curva, com uma boa aderência nos Pirelli P Zero. No interior da curva e à saída, equilibra-se agora muito melhor o carro sem tirar o pé do acelerador.


“O nosso objetivo era incorporar tudo o que os nossos clientes adoravam do F-TYPE – a performance, o comportamento, a sonoridade, o design, e elevá-lo a un patamar completamente novo." Começa por dizer John Edwards, Managing Director da Jaguar Land Rover Special Operations. “O F-Type SVR é um superdesportivo que, com 575 CV, peso inferior, chassis melhorado, uma configuração específica da transmissão e um sistema de tração integral, passou a disponibilizar mais performance e mais sensações ao condutor. Trata-se de um veículo desenvolvido pela SVO para os verdadeiros amantes da condução e do qual é possível desfrutar todos os dias do ano”.









0 visualização0 comentário
bottom of page