O campeonato nacional de velocidade regressa ao traçado minhoto do Vasco Sameiro, já no próximo fim-de-semana (15 e 16 de Outubro) para a penúltima ronda da temporada.
A ausência confirmada de alguns dos principais protagonistas, poderá adiar algumas decisões para a derradeira jornada do CNV 2016.
Para já, existe apenas um título nacional já atribuido - nas Clássicas para Bernardo Villar – mas outros podem ser adiados para a derradeira jornada no Estoril, como é o caso do título de Superbike, categoria estão confirmada as ausências de Tiago Magalhães e de Rui Marto na prova minhota.
Esta é a segunda vez que o CNV visita o típico circuito bracarense, que com os seus 3.021 metros de perímetro e 13 curvas, foi inaugurado em 1993 para se tornar na única pista permanente no norte de Portugal. Entrando o campeonato na sua fase decisiva, Tiago Magalhães conta com 40 pontos de vantagem face a Rui Reigoto, o que em teoria lhe permitiria deixar o Minho com o título nas Superbike sem precisar sequer de vencer ou mesmo de ocupar um lugar no pódio.
Contúdo, o piloto da Kawasaki Oneundret Racing, confirma na sua página oficial do facebook a sua ausência: “Venho informar que este fim-de-semana vou estar presente em Braga apenas como espectador. Devido aos últimos incidentes e más condições a nível de segurança do Circuito Vasco Sameiro, decidi juntamente com a minha equipa não estar presente, pois esta não se encontra em condições para receber o Campeonato Nacional de Superbikes.
Uma decisão que me custa tomar mas a segurança e respeito pelos pilotos em primeiro lugar.”
Rui Marto (Zanza Racing Team), em comunicado oficial, anuncia idêntica decisão:
“Decidimos não participar na próxima etapa, por considerarmos que o circuito não tem as condições mínimas de segurança para a realização de uma prova de Superbikes.
Lamentamos a nossa ausência, já que o ambiente é de facto único, e sentimos de perto o calor bragantino. No entanto sentimos que no estado actual, o risco é muito superior à recompensa. Voltaremos ao Nacional na próxima e última etapa do ano.” Recorde-se que, já esta época a primeira passagem do Nacional de Velocidade pelo circuito Vasco Sameiro (BRAGA I) foi anulada precisamente por questões relacionadas com a segurança da pista.
TÍTULOS POR DECIDIR
Já na classe das Superstock 600, Ivo Lopes confirmou a sua presença, apesar de contar com uma margem de 48 pontos face a Alex Costa. Nas Pré-Moto3 e Moto4, classes que este fim-de-semana realizam duas corridas - uma no Sábado e outra no Domingo - Paulo Leite tem 24 pontos de vantagem nas Pré-Moto3 perante João Marinho, com Diogo Regadas a defender a liderança nas Moto4 com 21 pontos de vantagem sobre Nuno Ribeiro.
Mais 'aberto' está o Troféu Século XX / Taça Luis Carreira - ENI pois nesta ronda os pilotos das quatro classes em pista irão realizar três corridas, uma no Sábado e as restantes no Domingo o que representa ainda um total de cinco corridas para o fecho da época.
António Maximiano lidera nas SBK, João Curva nas Open, José Teixeira nas SS e Armindo Neves nas Sport e qualquer um destes irá ter certamente muito trabalho entre mãos se quiserem vencer num traçado exigente, curto e sinuoso que apresenta sempre desafios muito distintos das restantes pistas que integram o calendário nacional. Os pilotos deste sempre animado Troféu irão mais uma vez contar com as máquinas da Kawasaki ZCup, troféu onde lidera Miguel Sousa.
HORÁRIOS
Sábado (15 de Outubro)
17h05 - Troféu Século XX / Taça Luís Carreira / ENI + ZCup (11 voltas)
17h50 - CN Moto 4 + CN PréMoto3 +TroféuNortesulteam (14 voltas)
Domingo (16 de Outubro)
12h00 - Troféu Século XX / Taça Luís Carreira / ENI + ZCup (11 voltas)
14h00 - CN Motos Clássicas (12 voltas)
14h50 - CN Moto 4 + CN PréMoto3 +TroféuNortesulteam (14 voltas)
15h40 - Troféu Século XX / Taça Luís Carreira / ENI + ZCup (11 voltas)
16h30 - CN Superbikes + CN Superstock 600 (22 voltas)