top of page
GP DO JAPÃO MOTOGP

Celebração dos 50 anos da Honda RC181 | Motores


Para celebrar os cinquenta anos de presença na categoria rainha dos Grandes Prémios de motociclismo, a Honda realizou uma sessão de fotos em Motegi, colocando a pioneira RC 181 ao lado da sucessora atual, a RC213V de MotoGP.

A sessão de fotos foi sentida como um evento raro, tendo como convidados os dois pilotos do Team Repsol Honda, Marc Marquez e Dani Pedrosa que posaram lado a lado com a moto que deu o primeiro título na categoria rainha à Honda. A sessão de fotos foi realizada no Twin Ring Motegi, anfitriã este fim-de-semana da 15ª ronda do Campeonato de MotoGP, o Grande Prémio do Japão.

A Honda entrou pela primeira vez num Grande Prémio do campeonato do mundo, em 1959, na classe de 125cc no TT da Ilha de Man. Dois anos mais tarde, alcançou a sua primeira vitória, e o seu primeiro título no campeonato. Em 1966, a Honda ascendeu à categoria rainha (que era a classe de 500cc na época).


A RC181 DEU O PRIMEIRO TÍTULO MUNDIAL DE 500CC Á HONDA EM 1966


A RC181 era uma máquina extremamente poderosa, alimentada por um motor a 4 tempos, com 4 válvulas DOHC e 4 cilindros em linha refrigerado a ar. A sua estreia na rodada de abertura do campeonato do mundo, o Grande Prémio da Alemanha, foi premiada com a sua primeira vitória e um domínio avassalador, uma vez que a RC181 terminou a corrida com uma vantagem de 26 segundos sobre as suas mais diretas rivais.

A Honda da classe rainha venceu 5 dos 9 GP da temporada, não só dando à marca o título de Construtores, num ano de domínio avassalador do fabricante que venceu todas as as cinco classes mundialistas (50cc, 125cc, 250cc, 350cc e 500cc).

Desde então, a marca alada venceu por 277 vezes nos GP de 500cc / MotoGP grands prix (no final do Round 14 nesta temporada), e alcançou 38 títulos de pilotos e construtores. A RC181 foi a moto que deu o primeiro passo da Honda para competir com sucesso na categoria rainha.

1 visualização0 comentário
bottom of page