top of page
Industria

Nissan Qashqai pode deixar de ser produzido no Reino Unido | Motores


Por conta do Brexit e das suas incertezas, a Nissan avalia a possibilidade da próxima geração do best seller Qashqai deixar de ser produzido na fábrica de Sunderland, no Reino Unido.

Como anteriormente referimos, a saída do Reino Unido da União Europeia está a causar consequências nefastas na indústria da Grã-Bretanha. Depois da ameaça da Ford, e da saída quase confirmada da General Motors, segue-se agora outro fabricante com planos semelhantes: a Nissan. De acordo com a agência de notícias Reuters, o CEO Carlos Ghosn avalia não produzir a próxima geração do best-seller Qashqai na fábrica de Sunderland por temer as incertezas do Brexit.

Nenhuma decisão definitiva foi tomada, mas conversas já foram tratadas entre Ghosn e a primeira-ministra britânica Theresa May. “Nós não estamos a pedir qualquer vantagem (do governo britânico), mas não queremos perder a nossa competitividade”, disse o executivo. O Qashqai produzido no Reino Unido é enviado para toda a Europa e a consolidação do Brexit pode acarretar nova carga de impostos, barreiras alfandegárias, entre outros. Uma decisão oficial deve sair até o fim do ano.


SAÍDA EMINENTE DA GM APÓS O BREXIT


De todos os fabricantes que atualmente produzem automóveis no Reino Unido, a General Motors é a que tem maior possibilidade de encerrar a produção no país após o Brexit - a polêmica decisão dos britânicos de se separarem da União Europeia.

Atualmente, a General Motors fabrica o hatchback Vauxhall/Opel Astra em Ellesmere Port, mas há um risco elevado da linha de produção do modelo se mudar para a Alemanha ou Polónia, referiu o site LMC Automotive.

O principal motivo seria o aumento dos custos de produção com a futura incidência de tarifas de importação pelos demais países do bloco europeu. Ainda de acordo com a reportagem, o encerramento desta unidade britânica da GM poderá acontecer até 2021, quando a atual geração do Astra for substituída por um novo modelo.

Claro que tudo isto vai acarretar sérios danos na economia do Reino Unido, sendo curioso de observar como os responsáveis do Governo Britânico vão ‘descalçar’ esta bota apertada pelo Brexit.







0 visualização0 comentário
bottom of page