Termina no próximo fim-de-semana o campeonato nacional de velocidade 2016. Com apenas um título por decidir é o ceptro na classe maior da Superbike que está por atribuir. É a prova do tudo ou nada, entre Tiago Magalhães e Rui Reigoto.
Com organização a cargo do Motor Clube do Estoril mais de uma centena de pilotos estão inscritos para a ronda que vai decidir o título de Superbike. A última passagem pelo Estoril em 2016, será também a ocasião para a estreia do Troféu RAV MotoCup em solo nacional. Será um fim-de-semana que se prevê recheado de animação, tanto em pista como no paddock do traçado estorilista, com oito corridas divididas pelos dias de Sábado e Domingo.
Em Superbike, Tiago Magalhães parte para o derradeiro confronto do ano com 15 pontos de vantagem sobre Rui Reigoto o que significa que bastará ao campeão em título terminar em terceiro para renovar o título nacional. Nas restantes classes (Superstock 600, Pré-Moto3 e Moto4) serão definidos os vice-campeões respetivos, estando em particular vantagem Alex Costa e Nelson Rosa para essa posição nas Superstock 600. Na Pré-Moto3, David Ferreira assumiu o segundo posto do campeonato na ronda anterior de Braga e irá defender agora os três pontos de vantagem sobre João Marinho, enquanto Nuno Ribeiro está em vantagem sobre Patrick Costa na Moto4.
Nas Clássicas Bernardo Villar assegurou já o ceptro na classe maior, enquanto no Troféu Século XX / Taça Luis Carreira - ENI apenas João Curva chega descansado e com o primeiro lugar na classe Open na sua posse, mas nas SBK Tony Costa assumiu o comando da classificação em Braga e vai defender 16 pontos face a António Maximiano ao longo das três corridas do fim-de-semana. Na Kawasaki ZCup Miguel Sousa está na frente da classificação enquanto que na Copa Estoril-Dunlop-Motoval está por decidir está a classe 2 com 20 pontos a diferenciarem Gonçalo Ferreira e André Verdasca, sendo já vencedor Francisco Mateos na classe 1.
A quarta visita do CNV 2016 ao Estoril será ainda palco da estreia do Troféu RAV MotoCup onde são esperadas quase duas dezenas de pilotos, entre portugueses e espanhóis que irão evoluir nas 13 curvas dos 4.360 metros de perímetro do circuito aos comandos das pequenas RAV com motor de 250cc a quatro-tempos. É um aliciante a não perder.
Com acesso livre à bancada A do Circuito do Estoril, o ingresso no paddock terá mais uma vez um custo de 5 euros.
CAMPEONATO
Superbike
1º Tiago Magalhães com 145 pontos; 2º Rui Reigoto, 130; 3º Pedro Monteiro, 100; 4º Romeu Leite, 89; 5º Mário Alves, 81
Superstock 600
1º Ivo Lopes com 175 pontos; 2º Alex Costa, 102; 3º Nelson Rosa, 81; 4º Pedro Nuno, 56; 5º Eusébio Nogueira, 46
Pré-Moto3
1º Paulo Leite com 140 pontos; 2º David Ferreira, 111; 3º João Marinho, 108; 4º Alex Costa, 29; 5º Edgar Machado, 20
Moto4
1º Diogo Regadas com 140 pontos; 2º Nuno Ribeiro, 89; 3º Patrick Costa, 69; 4º Tomás Alonso, 50; 5º Marco Mateiro, 48