Andrea Dovizioso dominou, segurou a dupla da Yamaha no piso molhado de Sepang e fez a segunda pole de 2016. Marc Márquez é 4º.
Dovizioso voou na sua primeira volta rápida e não deu chances à concorrência em Sepang. Valentino Rossi, 0.246s mais lento, parte em segundo amanhã, na frente de Jorge Lorenzo e de Marc Márquez que abre a segunda fila da grelha de partida do Grande Prémio da Malásia. Esta foi a segunda pole de Dovi na presente temporada.
O piloto da Ducati foi a surpresa deste sábado e, da parte da tarde, não deu hipóteses à concorrência. Impôs um ritmo forte desde que deixou os boxes da Ducati no início do Q2 (segunda qualificação) e usando logo a sua primeira volta no piso molhado de Sepang, afastou os rivais e garantiu a pole. Depois, mesmo sem a ameaça da concorrência, usou outra estratégia pouco habitual, aproveitando a sua última volta para baixar um pouco mais o seu tempo, fixando-o em 2m11,485s e abrindo uma vantagem de 0s246 para Valentino Rossi, que superou Jorge Lorenzo pelo segundo posto na volta final.
Esta, aliás, é a primeira vez desde a temporada 2010 que Andrea fatura mais do que uma pole no mesmo ano e que a Ducati larga por três vezes da frente. Ainda a sofrer com os efeitos de uma gastroenterite, Marc Márquez andou distante da luta pela pole-position. Foi 0,389s mais lento que Dovi e parte amanhã da segunda fila da grelha de Sepang.
Aprovado no Q1, o britânico Cal Crutchlow, com a vitória ainda fresca da última prova caiu a meio do Q2, mas conseguiu superar o contratempo, regressar à pista e realizar a quinta melhor marca na tabela de tempos. Ainda com dores por conta da fratura de vértebra que sofreu, Andrea Iannone ficou com o sexto posto, seguido por Aleix Espargaró. Maverick Viñales não conseguiu repetir o seu bom desempenho no piso seco e ficou apenas em oitavo, à frente da Aprilia de Álvaro Bautista, que assegurou sua melhor posição de largada no ano. Loris Baz completou o rol dos dez primeiros.
Moto2
Na qualificação de Moto2, Johann Zarco deu um passo importantíssimo para a conquista do bicampeonato na categoria, já neste fim-de-semana em Sepang. Neste sábado, o francês ditou o ritmo da classificação malaia e registou a pole-position com 2min18s621, com inacreditáveis 2.134s sobre Franco Morbidelli, o segundo mais rápido. Principal adversário de Zarco na luta pelo título, Tom Lüthi conseguiu uma boa recuperação após um começo complicado de sessão e sai amanhã do quinto lugar. Entre o suíço e o francês, além de Morbidelli saem Axel Pons e Jonas Folger. Lorenzo Baldassarri sai em sexto, seguido por Xavier Siméon, Mattia Pasini, Remy Gardner e Simone Corsi. Sam Lowes sai em 13º, enquanto Álex Rins parte de 22º.
Moto3
Brad Binder fez o impossível na tarde deste sábado na Malásia e apareceu na volta final para bater Jorge Navarro por 0.093s e faturar a sua sexta pole no ano. Francesco Bagnaia completou o top-3 numa sessão que teve de ser interrompida pela chuva
A chuva que interrompeu a qualificação de Moto3 neste sábado não assustou os pilotos, que apertaram o passo para valer e definiram as posições de partida já com o cronómetro a zero.