MOTO2 | O francês Johann Zarco optou por uma exibição prudente para se coroar com o bicampeonato na Malásia. Cauteloso na pista molhada, soube a hora de atacar Franco Morbidelli e agora chega ao Grande Prémio da Comunidade Valenciana com seis vitórias e o título de Moto2.
Cerebral como sempre, Zarco perseguiu Morbidelli durante mais de metade da corrida de Sepang, mas depressa se percebeu que o francês tinha mais moto e melhores pneus, subindo ao primeiro lugar a 5 voltas do final. Morbidelli fez mais uma grande corrida, chegando em segundo após segurar os ataques de Jonas Folger, que vinha com ritmo bem melhor, mas errou quando não devia. O quarto lugar foi de Lorenzo Baldassarri, que teve uma de suas melhores atuações de sempre. O malaio Hafizh Syahrin empolgou os fãs ao terminar na quinta posição.
Classificação final MOTO2
1º Johann ZARCO (KALEX) 45'51.036
2º Franco MORBIDELLI (KALEX) +3.256
3º Jonas FOLGER (KALEX) + 3.689
4º Lorenzo BALDASSARRI (KALEX) + 21.428
5º Hafizh SYAHRIN KALEX 24.700
Campeonato
1º ZARCO (FRA) 251 pontos*
2º LUTHI (SUI) 214
3º RINS (ESP) 203
*Campeão 2016
MOTO3
Bagnaia venceu e convenceu
numa corrida de loucos, Binder celebrou título antes... em Aragon
MOTO3 | Francesco Bagnaia escapou ileso a um rol de acidentes e venceu pela segunda vez uma corrida de Moto3 em 2016, numa prova encurtada por bandeira vermelha. Jakub Kornfeil ficou com o segundo posto, à frente de Bo Bendsneyder.
Francesco Bagnaia deu à Mahindra sua segunda vitória na temporada 2016 da Moto3. O piloto da Aspar conseguiu escapar ileso numa prova marcada por inúmeros acidentes e recebeu a bandeirada com mais de 7s de vantagem para Jakub Kornfeil.e Bo Bendsneyder que completaram o pódio neste domingo (30) em Sepang.
A lista de acidentes começou ainda na segunda curva, quando o estreante Ayumu Sasaki — que substitui o lesionado Enea Bastianini — foi ao chão. Metros mais tarde, Jorge Martín foi ejetado da moto no meio do pelotão e acabou levando consigo para o tapete Arón Canet e Philipp Oettl.
Em seguida nova queda em grupo, tirando mais três pilotos nos quatro primeiros, onde estava Brad Binder.
Com os rivais no chão, Bagnaia ganhou uma confortável margem na liderança e seguiu firme se afastando mais e mais. O piloto da Aspar, entretanto, não teve chances de ver a bandeira quadriculada, já que a prova foi encerrada a 4 voltas do final com o acidente que envolveu María Herrera e Livio Loi. Kornfeil e Bendsneyder travaram um bom duelo, com o piloto da SIC levando vantagem e garantindo o segundo posto do pódio.
Fabio Quartararo acabou isolado em quarto à frente de Andrea Locatelli. Com este resultado do GP da Malásia, Bagnaia assumiu o terceiro lugar na categoria que mais cedo teve um campeão coroado, Brad Binder (KTM) em Aragão, a quatro jornadas do final do campeonato.
Classificação final de MOTO3
1 Francesco BAGNAIA (MAHINDRA) 29'29.351
2 Jakub KORNFEIL (HONDA) +7.108
3 Bo BENDSNEYDER (KTM) +7.253
4 Fabio QUARTARARO (KTM) +8.469
5 Andrea LOCATELLI (KTM) +12.414
Campeonato
1º BINDER (AFS) 294 pontos*
2º BASTIANINI (ITA) 164
3º BAGNAIA (ITA) 145
*Campeão 2016