
Não nascem para ir á caça nem nada de parecido, porém qualquer um deles se podia transformar num protagonista de uma nova edição da saga 007. A Porsche, com o modelo Panamera e Aston Martin, na série DB11, preparam dois novos ‘shooting brake’.
É toda uma nova onda de carros apetecíveis, rasteiros e longos, novos ‘shooting brake’ para todos aqueles que desejam ter a máxima performance sem prescindir do grande conforto.
A Porsche já tem quase pronta a sua versão atarracada do Panamera, o qual será apresentado em 2017 e que tem muito do protótipo apresentado há 4 anos atrás com designação Sport Turismo. Assim, depois do Panamera ter proporcionado à Porsche a sua primeira berlina de quatro portas, caberá a esta variante do conhecido modelo alemão assumir-se como uma carrinha de perfil desportivo.
O novo Panamera Sport Turismo tem sido visto a circular em vários países, mas especialmente no circuito de Nürburgring, estando os técnicos da marca de Estugarda empenhados em conseguir que esta carrinha seja, pelo menos tão eficaz quanto a berlina, Veremos o resultado final, mas o que se sabe é que a nova ‘shooting brake’ mantém um comprimento em eixos semelhante, que será mantido o mesmo chassis e será mais espaçosa atrás e com mais espaço para bagagem, apesar do desenho mais inclinado da secção traseira.
Os motores que podem vir a equipas o novo Panamera serão motores a gasolina (com 441 cv no 2.9 V6 Turbo e 549 cv no 4.0 V8 Turbo) e duas unidades Diesel (4.0 V8 com 421 cv) que incluem um motor híbrido, que debitará 462 cv, dos quais 330 são fornecidos pela unidade de combustão (V6 Turbo a gasolina) e 136 fornecidos pelo motor elétrico.
À semelhança do que acontece na berlina, o Panamera Sport Turismo 4 e-Hybrid deverá anunciar uma velocidade máxima próxima dos 280 km/h e um consumo médio de apenas 2,5 litros.

À ESPERA DE… LICENÇA PARA AVANÇAR
Outro modelo conhecido e que ao que consta pode vir a ter uma variante parecida é o DB11 da Aston Martin. Ainda não está confirmada a sua produção mas, a acontecer, os números ‘voam’ significativamente mais alto, com a alternativa ‘shooting brake’ a poder ser equipada com um impressionante motor, um poderoso V12 com 600 cv de potência e 700 Nm de binário. Sonhar não custa, e o novo DB11 (ver foto) pode ter uma forma muito semelhante à imagem acima, sendo um justo protagonista num futuro filme da saga que tem James Bond como herói.
Trata-se de um desportivo muito bem finalizado, elegante por dentro e por fora, prático quando for preciso e muito emotivo chergada a hora de o conduzir. Neste caso, o modelo está muito atrasado, e pouca informação existe a não ser os desenhos e o Photoshop do designer húngaro X-Tomi que nos mostram um perfil muito semelhante ao do conhecido Ferrari GTC4 Lusso.
Caso este projeto avance, o novo DB11 dificilmente vai se tornar realidade antes de 2018.
