top of page
motores7magazine

"Brasil apela a Portugal para destravar o carro eléctrico" | Motores


Esta notícia diz-nos respeito, e não podia passar despercebida… uma vez que se trata de projeto que pode onerar o erário público! Escreve-se no site Uol: “Brasil apela a Portugal para destravar o carro eléctrico; indústria aguarda”.


De acordo com este site , seguem a passos lentos os projetos necessários para viabilizar a popularização de carros elétricos, bem como de modalidades de compartilhamento de veículos, no Brasil.

No passado dia 1, terça-feira, Brasil e Portugal voltaram a firmar termos de cooperação para desenvolvimento de um polo de produção de veículos ‘verdes’ em Minas Gerais. No entanto, a ideia não é nova. Refere o site de notícias do jornal Público, que os termos do acordo foram firmados pelo primeiro-ministro de Portugal, António Costa, em conversa com o presidente Michel Temer, durante a 12ª Cimeira Portugal-Brasil, conferência entre países de língua portuguesa realizada em Brasília.

Costa ao que tudo indica vai viajar a Belo Horizonte (Minas Gerais) ainda esta semana para o prosseguimento da negociação com setores do governo mineiro e com a Cemig (Companhia Elétrica de Minas Gerais). Também haverá conversas com representantes do setor automotivo e do Parque Tecnológico Itaipu (do lado do Brasil) e do Ceiia (Centro de Excelência e Inovação para a Indústria Automóvel, de Portugal), que desenvolve projetos semelhantes na Europa e deve ceder parte da tecnologia.



A ideia é criar um projeto-piloto, com construção de polo do carro elétrico na Cidade Administrativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte, ampliado para o Mercosul.

Tudo isto, porém, depende de incentivos e propostas concretas - desde fevereiro do ano passado o Ceiia e órgãos brasileiros tentam implementar a troca de protocolos e de tecnologias para o desenvolvimento de veículos elétricos e estrutura de apoio.

No entanto, tudo isto ficou ‘de molho’ durante um ano e meio, por conta da crise política (e económica) durante o governo de Dilma Rousseff e só agora o assunto volta à tona.



COMO VÃO OS CARROS ELÉTRICOS NO BRASIL?


Atrás de Portugal, é a resposta mais justa! Hoje no Brasil, apenas a BMW vende um modelo elétrico (o compacto i3) de forma convencional a qualquer cliente que possa pagar até 200 mil reais. Mas existe ainda a venda de modelos híbridos da própria BMW, da Toyota e Ford, além de ações pontuais da Mercedes-Benz. E também testes com elétricos da Renault, Nissan e Mitsubishi. Porém, nenhum tem preço convidativo, nem estrutura que suporte um uso amplo e frequente.

Mais novidades sobre este assunto vão ser reveladas no próximo Salão do Automóvel de São Paulo, que abre ao público no dia 10 novembro. Além dos habituais novos modelos, haverá novidades no segmento dos carros elétricos por parte da Audi, Citroën, Ford, General Motors, Honda, Kia, Mercedes-Benz, Nissan, Renault, Toyota e Volkswagen, além da americana Tesla, que vai estar presente (de forma indireta) pela primeira vez no evento paulista.


0 visualização0 comentário
bottom of page