top of page
motores7magazine

Superleggera 1299, Multistrada, Monster e duas Scrambler para 2017 | Motores

EICMA | A Ducati mostrou à Imprensa no EICMA de Milão, três novidades poderosas e duas novas propostas para a série Scrambler. A desportiva 1299 Superleggera é uma perfeita superbike com preço a condizer, destacando-se as novas Multistrada 959, Monster 797 e Scrambler.

DUCATI 1299 SUPERLEGGERA

Quando a marca de Bolonha apresentou em 2013 a Superleggera, criada com base na 1199, estava a alguma distancia dos valores da nova 1299. Esta passa a fornecer 215 cv para 156 kg a seco e, tratando-se de uma versão exclusiva limitada a 500 unidades e com um preço a rondar os 80 mil euros, não deixa de ser curioso saber que as encomendas para a nova almirante de Bolonha estão praticamente esgotadas.

O quadro, rodas e barço oscilante em carbono permitiram colocar a 1299 Superleggera com incríveis 156 quilos a seco, enquanto o motor, ainda que a obdecer à norma euro-4, surge com a potência máxima aumentada para 215 cv.


Este valor foi alcançado com profundas revisões internas e com o escape Akrapovic, com o mapeamento da Superbike de Bolonha. A extração de peso foi outra preocupação dos técnicos que aplicaram um novo volante no motor e aliviaram o peso dos componentes internos (eixo, bielas, pistões, camisas de cilindro e do volante) totaliza cerca de 2,4 kg, o que implica que o novo Superquadro italiano esteja agora bem mais leve que a unidade da Panigale 1299 (-21,5%).

A nova eletrónica passa a integrar o Ducati Slide Control, Ducati Power Launch, enquanto na suspensão e travagem são aplicados os componentes topo de gama da Ohlins e Brembo.



Ducati Multistrada 950


Estreia em Milão uma Multistrada para o segmento médio, munida do motor Testastretta a 11 ° de 937cc. Desde o lançamento da Multistrada 1200, há muito que os fãs da Ducati exigiam uma irmã com menos capacidade e custo mais acessível. E ela aqui está.

Impulsionada por um motor Testastretta de 937cc, a Multistrada 950 é capaz de desenvolver 113 cv e tem um binário maximo de 96,2Nm a 7.750 rpm, sendo possível excpolora-la ​​em quatro modos de condução (Touring, Sport, Urban e Enduro), geridos por um pacote eletrónico que tem as configurações Bosch ABS e controlo de tracção 9.1MP 8.

A roda dianteira é de 19 polegadas (pneus Pirelli Scorpion TrailI , o selim mede 840 milímetros de altura ao solo e o depósito pode guardar 20 litros de combustivel. A Multistrada 950 apresenta um garfo Kayaba (KYB) de 48 milímetros totalmente ajustável e mono-amortecedor Sachs, sendo operada a travagem a partir de um duplo disco à frente (320 mm) e uma unidade traseira (265 mm), assistidos por pinças monobloco Brembo de 4 pistões.


A Multistrada 950 está disponível em duas cores: Ducati vermelho e branco da estrela de seda, tanto com moldura e fosco círculos cinza.




Ducati Monster 797

No salão de Milão de 2016 regressam as duas válvulas à linha naked da Ducati com a chegada da nova Monster 797. O motor utilizado é o mesmo da Scrambler, mas isto permitiu à firma de Borgo Panigale alargar a gama com um modelo mais acessível que o da atual 821.

O motor é capaz de debitar 75cv, tem 69Nm de binário, estando inserido num quadro de treliça de aço com alumínio fundido duplo no braço oscilante. O amortecimento está a cargo de uma forquilha KYB com bainhas de 43 milímetros KYB garfo e de um monoamortecedor Sachs atrás. As jantes de liga leve têm 10 raios e pneus com tamanhos de 120/70 e 180/55. O sistema de travagem é assegurado por dois discos de 320 mm á frente, com pinças Brembo M4.32, e um único disco de 245 milímetros atrás.

Entre o equipamento consta o painel LCD utilizado noutras motos Ducati e um LED como luz traseira.


A Monster 797 está disponível em três cores: vermelho Ducati com quadro vermelho e jantes pretas, branco com jantes em vermelho e com tonalidade escura no quadro e jantes.



Ducati Scrambler Café Racer / Desert Sledge



Por ultimo, duas novas versões da linha Scrambler foram apresentados á Imprensa, respetivamente a Café Racer e Desert Sledge, ambas impulsionadas pelo motor de 803 cc com dois cilindros Desmodue, capaz de 75cv e 68Nm.

A primeira emprega o básico motor Desmodue com rodas de 17 " e pneus de uma moto desportiva de há alguns anos atrás (120 / 70-17 e 180 / 55-17), guiador com espelhos baixos, um curto escape Termignoni, placa lateral com número lateral e curto guarda-lamas.

A Desert Sledge traz uma luz off-road, rodas enraiadas, de 19 " à frente, guarda-lamas altos, proteção de motor e grade de farol. O amortecimento está a cargo de uma forquilha KYB invertida com bainhas de 46 mm milímetros Kayaba e um único amortecedor traseiro lateral. Só o mono-amortecedor destoa da ideia de replicar as Desert Sled, com as quais nos anos 60 e 70 os enfrentavam a Baja e Mojave nos desertos dos ‘states’.



0 visualização0 comentário
bottom of page