top of page
NOVO TOYOTA COROLLA

Corolla ganha mais uma vida | Motores


A décima segunda geração não deve entrar em produção antes do final de 2017, nas unidades do Japão de Takaoka e Miyagi. A mudança passa por um visual mais apelativo e um salto grandioso no sistema de segurança activa do Corolla Eco CVT.

| Por Ricardo Ferreira


O lendário Toyota Corolla do segmento C está prestes a completar o seu 50º aniversário de presença ininterrupta no mercado, está prometida uma edição especial a celebrar o seu meio século de vida, para além de mudanças significativas. neste modelo com uma longevidade invulgar. E, sinceramente, 44 milhões de unidades vendidas do Corolla até ao presente… dá que pensar, sobre aquele que foi o carro mais vendido em todo o mundo.

RENOVAR O CINQUENTÃO

No próximo ano o Corolla ganhará um visual mais desportivo, graças a uma nova grelha frontal e faróis LED. As versões L, LE e LE Eco recebem faróis de duplo LED, enquanto os faróis LED mais complexos são apresentados nas versões SE, XSE e XLE.

O sistema de entretenimento está muito para além do primeiro rádio com AM do primeiro Corolla. O Bluetooth e o sistema áudio Entune estão entre os recursos que encontramos no interior. As atualizações de áudio e conectividade são abundantes, incluindo o Entune Audio Plus com Navegação Conectada (Aplicação Scout GPS Link) ou o Entune Premium Audio com navegação integrada e App Suite. Os sistemas Entune Audio Plus e Entune Premium Audio possuem um ecrã táctil de 7 polegadas para 2017.

Foto oficial

"O CARRO DO MUNDO"

O primeiro Toyota Corolla entrou na produção em novembro de 1966, e fez a sua estreia no mercado dos Estados Unidos em 1968. Em 1970, estava já entre os carros mais populares importados para aquele país. O êxito depressa se estendeu ao velho continente e tornou-se num dos maiores sucessos industriais, sendo vendidos aproximadamente a cada anos 1.5 milhões de Corollas montados em dezasseis fábricas em todo mundo. A explicação para este sucesso é desde a primeira hora o sentido prático do carro e uma evolução constante, a par de tecnologias cada vez mais segura.

E hoje essa premissa é mantida.

O Corolla de 2017 vem equipado de série em todas as versões com um sistema de alerta de Pré-Colisão e detector de peões (TSS-P), não faltando ainda um sistema de controle de velocidade por radar dinâmico. Tudo isto faz parte do pacote Safety Sense-P, tecnologia que a Toyota pretende estender a todos os seus modelos até ao final de 2017, o que vai situar a marca nipónica (e os seus premium Lexus) com quatro anos de avanço sobre a meta de 2022 anunciada pela NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration) para implementar a obrigatoriedade de uso destes sistemas de segurança de forma global.

Foto oficial

Foto oficial

O Corolla ganha um visual mais desportivo na nova versão com a nova grelha frontal e faróis LED

Foto oficial

140 CV COM CVT 'INTELIGENTE'

O Corolla LE Eco CVT é esperado ser o campeão da economia de combustível, mas também o mais poderoso com um motor de quatro cilindros de 1,8 litros especialmente contruido para alcançar 140 cv em vez dos 132 cv dos outros modelos. Esta versão exclusiva do motor possui a tecnologia Valvematic, que oferece uma gama mais ampla de sincronismo de válvulas de variação contínua (elevação e phasing), mais mesmo que o sistema de Temporização de Válvula Variável inteligente (VVT-i) no motor standard do Corolla.

A Toyota programou a resposta do acelerador para compensar os hábitos de condução irregulares e para controlar a aceleração a partir de início parado, reduzindo assim o consumo de combustível. No entanto, quando você pressiona o acelerador após 50%, o carro responde como no modo Normal para fornecer a energia necessária. A selecção do modo de condução ECO reduz a potência do compressor do ar condicionado, embora o sistema funcione no modo de recirculação para compensar o tempo de arrefecimento mais longo.

Os pneus especiais de baixa resistência ao rolamento P195 / 65R15 ajudam a reduzir o uso de combustível e podem ser atualizados para pneus 205 / 55R16 maiores em rodas de liga aerodinâmica.

A avançada Transmissão Contínua Variável do Corolla com Shift inteligente (CVTi-S) também ajuda a maximizar a economia de combustível.

É programado para responder mais como uma convencional engrenagem automática na aceleração e desaceleração. Entre as ajudas à condução, não falta no equipamento além do novo sistema anti-colisão TSS-P o controlo de estabilidade do veículo (VSC), controlo de tração (TRAC), sistema de travagem antibloqueio (ABS) e distribuição eletrónica de força de travagem (EBD).

O novo Corolla vem também munido de um sistema suplementar de bloqueio de travagem (Smart Stop Technology) e um sistema eletrónico de monitorização da pressão dos pneus.

Foto oficial

* No dia 20 de outubro de 1966, um comunicado de imprensa da Toyota apresentava a primeira geração do carro que seria o mais vendido em todo o mundo: o três volumes Corolla.


* O primeiro Toyota Corolla começou a ser produzido em novembro de 1966, vendendo até hoje 44 milhões de unidades


* 12 gerações foram produzidas até à atualidade

0 visualização0 comentário
bottom of page