top of page
motores7magazine

Husqvarna Vitpilen já existe mas... com futuro improvável em Portugal! | Motores


EICMA | Finalmente vista a nova Vitpilen. Chega aos concessionários da Europa no próximo outono. E em Portugal? Sobre a nova estrela que desceu à terra no EICMA 2016, ainda nada se sabe!

Por Ricardo Ferreira



Se há dois anos, apenas um ano após o restabelecimento da Husqvarna sob o controle de Stefan Pierer e da marca se mudar para a Áustria, vimos apenas uma concept bike em Mião, desta vez no EICMA todos puderam apreciar de perto as versões de série terminada da Vipilen que vai chegar aos concessionários da Europa no próximo outono.

As novidades são duas, a Vitpilen (seta branca em sueco) 401 e Svartpilen (seta preta) 401. A primeira surge na cor branca e a segunda em preto e têm uma estrutura comum mas uma definição diferente.


A mais desportiva com cor branca tem o guiador baixo, enquanto a segunda (preta) é uma perfeita scrambler, graças ao guiador alto e base para um saco de bagagem sobre o tanque.

Em qualquer caso, são duas motos de fino e leve recorte motociclistico, que dispensam qualquer peso extra e que apenas têm o que é realmente necessário. O ar minimalista completa-se com uma integração perfeita de componentes (painéis de tanque / laterais / assento) o que melhora a compacidade.



MOTOR INSPIRADO NA KTM DUKE 390


Além disso, o motor de cilindro único de quatro tempos com o peso de 36 kg, um DOHC de quatro válvulas e 375 cc, ajuda a diminuir a largura da moto. Trata-se de uma unidade com injeção de combustível, creditada com uma potência máxima de 44 cavalos de potência e torque máximo de 37 Nm, em suma, valores idênticos aos apresentados na KTM Duke 390.

As rodas raiadas são de 17 polegadas e a estrutura é de aço, com a adição do braço oscilante em alumínio criado na ‘escola’ KTM. A suspensão é da WP - uma subsidiária da casa austríaca – sendo a travagem assegurada por discos de 320 e 230 mm assistidos por pinças ByBre. O deposito desta nova gama ‘Real Street’ pode guardar 9,5 litros de combustível.

A bela ‘seta preta’ Svartpilen 401 tem uma base de depósito para bagagem e utiliza como pneumáticos uns Pirelli Scorpion Rally STR; a Vitpilen tem as rodas cobertas com pneus Metzeler M5. E as diferenças entre estas duas novidades com nomes suecos – para lembrar a origem da marca Husqvarna, a Suécia – não vão muito para além destes dois aspetos. Mas ‘alma motociclista’ não lhe falta para vingarem rapidamente. A grande dúvida é o preço mas… como é hábito, a informação que existe é… nada!




0 visualização0 comentário
bottom of page