top of page
NOVIDADE ALFA ROMEO STELVIO

Stelvio o desafiante SUV alpino | Motores

Ainda antes da revelação pública no salão de Los Angeles, as primeiras imagens do novo Stelvio ficaram disponíveis. Trata-se do primeiro SUV da Alfa Romeo, um carro pleno de emoções pela forma como combina argumentos úteis com o lendário ADN desportivo da marca.

O novo Alfa Romeo Stelvio é baseado na mecânica do Giulia, com o qual compartilha grande parte da tecnologia, assinalando a estreia da marca no setor de utilidade desportiva dos Sport Utility Veihicle, por hábito nomeados com a designação SUV. O seu nome, deriva de uma famosa montanha dos Alpes, que situada a 2758 metros de altitude é atravessada pela segunda maior passagem rodoviária da Europa.


O modelo será vendido até ao verão de 2017, chegando em simultâneo as primeiras unidades ao continente Europeu e aos EUA, mercado onde os SUV crescem em popularidade e onde a marca pretende alargar as suas vendas globais.

A carroçaria do Alfa Stelvio passa por pouco dos 4,60 metros de comprimento do Giulia, sendo a versão apresentada em Los Angeles, apenas com motores a gasolina : um motor turbo de 2 litros de 280 cv (exclusivo para o mercado norte-americano) e a unidade de 2,9 litros V6 biturbo da versão Quadrifoglio, o mesmo motor ultra-poderoso de 510 cavalos que também equipa a berlina e que consegue acelerar de 0 a 100 km / h em menos de 4 segundos. A diferença é que no novo Stelvio, a versão Quadrifoglio traz tração integral (4x4) enquanto no Giulia mais potente tem apenas tração traseira.

O Stelvio Quadrifoglio é lançado no tradicional vermelho escuro Alfa Romeo e com o trevo da sorte (que identifica desde os anos 20 os mais desportivos Alfa Romeo) pintado à frente das portas dianteiras. A zona frontal do Stelvio segue a fisionomia do Giulia, inclusive nas tomadas de ar inferiores e nas finas óticas dos faróis que se prolongam até ao triangulo central da grelha do motor

Na secção traseira existem quatro proeminentes saídas de escape, duas em cada lado, na versão de 510 cavalos. As luzes traseiras são ligeiramente menos extensas que no Giulia mas prolongam-se mais na porta da bagageira, com contornos poderosos. Também no Quadrifoglio Stelvio é possível ver um spoiler aerodinâmico agressivo na parte inferior, sinal de que este carro embora mantenha a aparência SUV, não esconde ambições off-road e ambições desportivas, o que também é perceptível no baixo perfil das rodas com distintas jantes de alumínio e travões com discos de carbono.



As ajudas eletrónicas tmbém não faltam. Todas as versões do Stelvio contam com sistemas de controlo de chassis como o Chassis Domain Controller e DNA (DNA Pro na versão Quadrifoglio), o qual permite ao carro ajustar a quantidade de energia recebida em cada roda recebe. Extensível a toda a gama, existem os modos de condução Natural, Dynamic e Advanced Efficiency, disponibilizando a versão Quadrifoglio ainda o modo Race.

Todas as versões apresentam no interior um volante desportivo com o botão de ignição incorporado, um sistema de infoentretenimento que conta com um ecrã tátil de 6,5 polegadas de série (ou 8,8 polegadas em opção), um sistema de áudio com 14 colunas de som Harman Kardon (empresa adquirida pela Samsung) e sistemas de segurança como o Adaptive Cruise Control, Aviso de Saída de Estrada ou Aviso de Ponto Cego.


Até 2020, a marca transalpina tem como objetivo introduzir no mercado seis novos modelos que terão como base a mesma plataforma Giorgio - que define a categoria média da Alfa Romeo – do Stelvio, em concreto um modelo de carateristicas semelhantes (internamente designadoTipo 962 C-SUV), uma berlina de quatro portas (Tipo 941), dois modelos desportivos, uma nova versão do Mito e um novo Giulietta.



0 visualização0 comentário
bottom of page