top of page
SALÃO AUTOMÓVEL DE LOS ANGELES

Hyundai simplifica o sistema de condução autónoma | Motores

A Hyundai Motor Company anunciou a introdução do conceito Autónomo IONIQ no salão de Los Angeles. A marca sul-coreana está a desenvolver um sistema o mais simples possível, acessível a diversos segmentos e a todas as bolsas.

Com um design elegante que se assemelha ao resto da linha IONIQ, o veículo é um dos poucos carros autónomos em desenvolvimento com um sistema escondido LiDAR no pára-choques dianteiro, o que faz com que se pareça com qualquer automóvel comum e não um projeto saído de um laboratório cientifico.

O objetivo do conceito IONIQ autónomo é manter os sistemas de auto-condução tão simples quanto possível. Isso foi conseguido usando o radar dianteiro já empregue em alguns modelos de série: as câmeras Lane Keep Assist integradas com a tecnologia LiDAR.

O fabricante sul-coreano também está a desenvolver o seu próprio sistema operacional de veículo autónomo, com o objetivo de usar muito menos poder de computação, o que resulta segundo a Hyundai Motor numa plataforma de baixo custo, que pode vir a ser instalado em futuros modelos da marca que o consumidor médio pode pagar.


Já quanto ao carro com o sistema LiDAR visto em Los Angeles no IONIQ autónomo, este detecta a posição exata de veículos circundantes e objetos. No equipamento do mesmo, existe o Radar de Enfrentamento Directo (detecta a localização relativa e a velocidade dos objectos na via onde o veículo segue e auxilia no planeamento da rota) um grupo de três câmaras que detecta a proximidade dos peões, marcas de pista e sinais de trânsito, antena GPS, mapa de alta definição da Hyundai MnSoft (com dados do grau e curvatura da estrada, largura da faixa e dados de indicação) e o Detector de Ângulo Cego para assegurar mudanças de faixa em segurança.

Os novos recursos completam-se com o Travão de Emergência Automático com Detecção de Peões, o Cruise Controle Inteligente, o Aviso de Partida e o sistema de Assistência de Cruzamentos Traseiro.


No início deste ano, a Hyundai Motor Company obteve uma licença para experimentar os seus carros autónomos em ambientes urbanos. Tem atualmente três IONIQs autónomos e dois Tucson com célula de combustível autónoma em desenvolvimento no Hyundai Research and Development Center de Namyang, na Coreia do Sul.

Mas, conduzir um carro autónomo naquela cidade, torna-se um desafio de cortar a respiração por causa dos mais de 11.000 engenheiros e designers que circulam diariamente em Namyang.

0 visualização0 comentário
bottom of page