A Audi revelou as primeiras fotos oficiais do Audi Q5 2017, nova geração do modelo lançado em 2008, que chegará ao mercado em abril e pode ser encomendado já a partir do início do próximo ano.
O Audi Q5 é um SUV médio premium, que tem como rivais mais diretos o Mercedes-Benz GLC, os BMW X3 e X4 e o Volvo XC60. É um dos modelos mais vendidos da Audi e tem por isso uma importância estratégica para os objetivos anuais da marca.
MAIOR E MAIS LEVE
A base estrutural do novo Q5 é uma variante curta da plataforma MLB Evo, que também é utilizada na atual geração do Q7, Face ao modelo atual, tem um peso cerca de 90 Kg inferior, apesar de ser mais comprido e mais alto. A distância entre-eixos cresceu 20 milímetros, para 2,82 metros, o que se reflete numa maior habitabilidade interior, sobretudo nos bancos traseiros, mas também certamente numa maior estabilidade na condução.
Os bancos traseiros podem deslizar para a frente ou para trás, o ângulo das costas pode variar, permitindo gerir entre uma maior capacidade da bagageira e um maior espaço para as pernas dos passageiros. Em configuração 5 lugares, a capacidade de carga pode assim oscilar entre os 550 e os 610 litros, mais 10 do que no modelo atual.
Com o rebatimento dos bancos traseiros o espaço na bagageira sobe para 1550 litros. A quinta porta (bagageira) é elétrico e, como opção, está disponível o sistema automático de abertura quando passamos o pé por debaixo do para-choques traseiro.
No interior, o Q5 segue o ambiente já conhecido de outros modelos da marca, com o enorme tablet do sistema de informação e entretenimento, que sobressai verticalmente no topo da consola central. Como opção, o Q7 pode vir equipado com um tablet de 8,3 polegadas que integra um touchpad na consola entre os bancos dianteiros e o sistema de reconhecimento de controlo por gestos. Como já vem sendo hábito nos últimos modelos da marca, o cockpit virtual, com a projeção do velocímetro, conta-rotações e de outros indicadores num ecrã, substitui os convencionais mostradores físicos, permitindo mudar a configuração visual e até integrar os mapas e as indicações do sistema de navegação.
MOTORES 4 CILINDROS E V6
A Audi ainda não revelou oficialmente a gama de motorizações, mas a imprensa alemã dá como certo que o Q5 vai ter disponível uma opção gasolina e uma outra diesel. O coração da gama deverá ser o motor 4 cilindros turbodiesel 2.0 TDI, na versão de 188 cv de potência e 400 Nm de binário. O outro é o motor 4 cilindros gasolina turbo 2.0 TFSI de 248 cv e 370 Nm, com emissões de CO2 de 154 g/Km.
Em ambos os casos, o novo Q5 estará disponível com a transmissão automática S Tronic de dupla embraiagem e 7 velocidades e com o sistema de tração integral quattro Ultra, de última geração, que gere a distribuição entre os eixos, desligando a transmissão às rodas traseiras, quando ela não é necessária, para poupar combustível. Pouco depois chegará o motor turbodiesel V6 3.0 TDI de 282 cv e 620 Nm, associado à transmissão automática Tiptronic de 8 velocidades e com tração integral quattro permanente às 4 rodas. Mais tarda, chegará a variante desportiva SQ5, que deverá receber a versão mais potente do motor 6 cilindros turbodiesel. Há quatro modos de ajuste da suspensão, entre uma opção conforto e a desportiva, mais rígida, incluindo uma ajustável.