top of page
motores7magazine

Um ‘S’ que faz a diferença | Motores

ASTON MARTIN VANQUISH S | Do motor à condução, passando pela aerodinâmica, o coupé mais clássico da Aston Martin foi alvo de uma atualização que o tornou mais incisivo, por forma a melhor se sentir o puro prazer da condução desportiva. A segunda geração do Vanquish praticamente não muda o perfil… mas está diferente.

Por Ricardo Ferreira

Foi um “S” pleno de significado a letra que no salão de Los Angeles surgiu estampada no atualizado Aston Martin Vanquish S. O motor V12 conta com 603 cavalos e 630 Nm, respeitante a um aumento de 27 cavalos, extra de potência ganho com as modificações aplicadas nos coletores de admissão - revistos para deixarem passar fluxo de ar superior. O “S” significa também um maior aprumo na aerodinâmica. A grelha dianteira é ligeiramente mais afilada e menor que na anterior versão mas em oposição o spoiler inferior do desportivo Vanquish passou a ter uma entrada de ar bastante mais generosa. A consequência é uma maior estabilidade com um ligeiro incremento da resistência aerodinâmica (arrasto), o que significa que o carro se cola melhor ao solo e diminui um pouco a 'velocidade máxima. Ainda assim, a Aston Martin anuncia-o como capaz de chegar aos 324 km / h de velocidade máxima com uma aceleração de zero a cem reduzida a 3,5 segundos.


De série conta com discos de carbono e cerâmica, com diâmetro de 398 mm à frente e de 360 mm atrás, assistidos por pinças, respectivamente, de 6 e 4 pistons. Visto de relance o Vanquish S é irritantemente semelhante ao seu antecessor e, apenas numa observação atenta se consegue distinguir a diferente grelha e spoiler frontal ou ainda a sumária mudanças no desenho das jantes de 5 raios duplos.


Novos ‘limites’ à performance foram redefinidos para o coupé Vanquish S, que está mais estável e seguro em vários pisos


Atrás mantém-se intocável o perfil de clássico GT , a longa porta-bagageira com um enorme vidro traseiro e o spoiler superior fixo à mesma. A mudança não é radical mas muito, muito discreta, seguindo uma estratégia que é por certo a mais apropriada para manter o típico cliente da marca. Ainda assim, o Vanquish S vem equipado de série com um amplo difusor aerodinâmico central de quatro canais e concebido em fibra de carbono. Este surge na sua parte inferior, contribuindo para a maior estabilidade a velocidades elevadas.


A par do acréscimo de potência e do novo pacote aerodinâmico, há também alterações na caixa automática Touchtronic III de oito relações, calibrada para maior rapidez nas passagens e maior refinamento quando a velocidades mais baixas. Igualmente mexida, segundo o fabricante, foi a suspensão, de forma a oferecer uma resposta mais eficaz, em particular, nos modos de condução mais desportivos, sem contudo comprometer a capacidade de oferecer elevada versatilidade e qualidade no desempenho, quando em ritmos de passeio.


No interior passam-se a disponibilizar novas opções nos acabamentos, nomeadamente o couro acolchoado Satin Chopped Carbon Fiber e o Bridge of Weir Caithness, em superfícies como a consola central ou os bancos. Estes últimos surgem com a designação do modelo bordada nos encostos de cabeça.

O novo Vanquish S entra no mercado a partir de dezembro, com o preço na Europa (mercado alemão) fixo num valor a partir de 262 950 euros.


0 visualização0 comentário
bottom of page