top of page
O Huracan do excêntrico Jon Olsson

O 'monstrinho' de Jon Olsson | Motores

Um ‘supercharger’ garante cavalos extras ao V10 do super Huracan do esquiador suéco Jon Olsson, que em conjunto com o escape Akrapovic consegue extrair 800 cavalos de potência, suficientes para partir como um na montanha gelada dos Alpes.



Jon Olsson sabe muito bem como impressionar. E com o renascimento do Lamborghini Huracan, optou por o ‘vestir’ com um camuflado para a neve, adicionando-lhe uns bons cavalos sob o capôt e partiu, uma vez mais, para um projeto excêntrico.

Vejamos então o que o famoso esquiador sueco fez no seu Huracan.

Tomando como base o seu Huracan LP610-4 com 610 cavalos, Olsson decidiu acrescentar-lhe potência e acabou por aumentar a ‘cavalaria’ disponível para 800 cv, o que se conseguiu com a adoção de um compressor volumétrico da VF Engineering, otimizado pela Stratman Motorsport e que foi um elemento primordial no desenvolvimento do V10 de 5,2 litros. E também o ‘grito’ do Lamborghini Huracan se tornou bastante mais audível, o que derivou do escape especial Akrapovic com ponteiras de fibra de carbono.




Um número basta para perceber o potencial deste Huracan especial que o esquiador sueco assegura que utiliza no seu quotidiano no "seu" Mónaco e para passear nos Alpes no inverno: a transição de 100 para 200 km / h, faz-se em apenas 5"3 segundos. “Apenas uns poucos décimos a mais que num Veyron, que para o mesmo exercício o faz em 5 segundos”, assegura Olsson.

O impacto visual do Huracan do atleta suéco é significativo, com o envolvimento da camuflado, combinado com pneus Michelin de faixa colorida. O espaço para armazenamento de esquis e o equipamento necessário também não falta, sendo assegurada pelo ski-box fibra de carbono com um perfil especial para ter o menor impacto possível sobre a eficiência aerodinâmica do Huracan.


Entre as curiosidades que nos contou Olsson sobre este seu projeto, está a ideia que criou na mente a ver uma corrida, que fez com que ele pedisse um alargamento extra da carroçaria, que resultou nujma revisão mais ampla mas sem afetar o design dos eixos dianteiro e traseiro.

O chassis emprega ainda componentes da K & W, enquanto os travões, empregam discos de aço Girodisc, preferidos por Olsson em vez dos originais com material de fricção de carbono e cerâmica.





0 visualização0 comentário
bottom of page