top of page
motores7magazine

Mais de 200 cv na inglesa mais potente de sempre | Motores


NORTON V4 RR/SS | Um inédito motor de 4 cilindros em V com 1200 cc e mais de 200 cv, um quadro feito à mão, carbono e eletrónica sofisticada, são os argumentos da nova Norton RR e SS. Preço? De 32.000 a 54.000 euros para ter em casa a moto inglesa mais potente de sempre.




Foi uma das marcas mais gloriosas do passado, graças aos muitos triunfos em provas de estrada e pista nos anos trinta e quarenta, tendo ganho três títulos mundiais em 1951 e 1952.

Falamos da Norton, a marca britânica que produziu uma das motos mais procurados pelos colecionadores de todo o mundo (a Manx) e uma das mais bem sucedidas comercialmente (a Commando), mas que, devido a uma situação económica difícil, ao longo dos últimos trinta anos perdeu o passo para os rivais japoneses, italianos e alemães.



Do “Tourist Trophy” para a estrada


Agora, muito graças à ajuda do governo inglês, a Norton volta a produzir motos destinadas ao público como a nova Commando, e também algumas algumas séries "extremas" e limitadas, construídas para os fãs das corridas. É esse o caso da nova V4, derivada do protótipo utilizado no Tourist Trophy e desenhado na sede de Donington assento da Simon Skinner.


O motor é um inédito V4 de 1200cc, construído para garantir uma potência acima dos 200 cv! Esta moto desportiva que pesa 179 kg, tem como espinha dorsal um quadro de treliça em tubos de alumínio, polido e construído à mão, sobre o qual se fixa um braço oscilante do tipo monobraço.



A parte ciclística completa-se com travões Brembo de derivação “racing” e com uma suspensão Ohlins totalmente regulável. Os mapas do motor permitem três modos de condução (Street, Sport e Pro-Race) e o pacote eletrónico é completado com controlo de tração, controle de wheelie, de partida e cruise control, mas também sistema anti-ressalto na desaceleração, travão-motor regulável, Quick-shift e registo dos dados de bordo.


Vão estar disponíveis duas versões: a RR (o modelo básico, por cerca de 32.000 euros) e a SS, uma série especial com jantes e depósito de fibra de carbono pela módica quantia de 53.000 euros. Vão ser produzidas apenas 200 cópias (estando quase todas já reservadas).


0 visualização0 comentário
bottom of page