A Seat prepara uma nova ‘bomba’ para o asfalto. O Seat Leon Cupra super hatch vai dispor de tração total e será lançado no próximo ano, com mais de 300 cv!
Anunciado no lançamento do facelift do Leon, o modelo substituirá o Cupra 290 de tração dianteira, transformando-se no hatch mais ‘quente’ da Seat. Será um rival para o Volkswagen Golf R, com o qual deverá compartilhar nas pistas a tração integral (4x4) e o Ford Focus RS.
O modelo fará uso de um motor desenvolvido a partir do motor Cupra 290 turbocomprimido de 2.0 litros e quatro cilindros, contando com um sistema Haldex para a tecnologia de quatro rodas motrizes.
É provável que venha exclusivamente com uma caixa DSG de seis velocidades de embreagem dupla, e obtenha uma carroçaria mais agressiva, possivelmente inspirada no carro de corrida Leon Cup.
A introdução da tração integral para o Leon, sinaliza o fim da associação Cupra com um chassis de tração dianteira - e também confirma a graduação do modelo para o topo do segmento – podendo ainda vir a ter o sistema de direção proveniente do novo Ateca.
Outra estreia no Leon é, de acordo com a publicação inglesa ‘Autocar’, um novo sistema de cockpit digital. Presumivelmente, a primeira transição da tecnologia Audi i-Cockpit dentro do Grupo Volkswagen, o sistema permitirá a personalização de monitores e visões de tela dupla e deve estar disponível com todos os modelos do Leon.
Em resumo, 2017 pode ser um ano de muito trabalho para a Seat, que também vai lançar o seu novo Ibiza. Um carro já visto a andar como um protótipo camuflado e de formas muito parecidas ao recente Hyundai i20.