Apanhado em testes, já não há como negar o aparecimento de mais um concorrente de luxo no apetecível segmento dos SUV, vindo desta vez da prestigiada marca britânica Rolls-Royce.
Sediada em Goodwood, Inglaterra, a lendária divisão de automóveis da Rolls-Royce faz parte desde 1998 do Grupo BMW, prosseguindo em acelerado crescimento. Agora sabe-se que, fruto do 'Projeto Cullinan', está a ser desenvolvido o primeiro SUV da marca, o qual deverá contar com um motor V12 de 6.8 litros - o mesmo do Phantom – ainda que com algumas alterações. E será o primeiro veículo da sua história de 110 anos a contar com tração às quatro rodas.
"Este é um momento incrivelmente emocionante no desenvolvimento do ‘Projeto Cullinan’, tanto para a Rolls-Royce como para os nossos clientes em todo o mundo. Colocar em sintonia o novo sistema de tração integral e uma nova 'arquitetura de luxo' permitirá à Rolls-Royce, mais uma vez, redefinir e liderar os padrões de luxo", afirmou Torsten Müller-Ötvös, CEO da marca.
O novo SUV será testado pela marca no Ártico até final deste ano para avaliar o desempenho em clima frio e depois seguirá para o Médio Oriente, afim de ser testado a temperaturas extremamente elevadas. Além deste novo SUV, o 'Projeto Cullinan' contempla uma nova plataforma modular em alumínio que será utilizada por todos os futuros modelos da Rolls-Royce a partir de 2018.