top of page
motores7magazine

308 GTi pode converter-se num poderoso híbrido | Motores


A Peugeot pode avançar em breve com uma versão híbrida e mais atrevida do 308 GTi. Essa possibilidade foi confirmada pelo próprio patrão da marca do leão, Jean-Philippe Imparato, que admite haver espaço na gama do fabricante para uma versão mais ambiciosa.




"Não tenho ainda a solução mas estou a trabalhar nisso. Estamos muito envolvidos na competição, como no Dakar (onde a marca irá marcar presença com o 3008 DKR), e não queremos perder esse espaço entre os nossos carros. Não acho que vamos desenvolver um substituto para o RCZ, mas na nossa gama intermédia – 208 e 308 – vamos ter algo impressionante ao nível da performance.”


Tornar o próximo 308 num carro infernal, parece ser a solução que está em cima da mesa no departamento de projeto da Peugeot. E a solução que Imparato afirma ainda não ter, pode na realidade passar por uma versão de produção do 308 R Hybrid Concept (estudo que a Peugeot apresentou no Salão de Xangai do ano passado) e que podem visualizar nas fotos que publicamos.


O 308 R Hybrid equipado com um bloco de 1.6 litros que debita 266 cv de potência, tem associado dois motores eléctricos que elevam a potência a uns impressionantes 493 cv! A aceleração dos 0 aos 100 km/h estimada deste "hatchback" é feita em apenas quatro segundos (menos dois segundos do que o 308 GTi). São números impressionantes e que fazem deste 308 R Hybrid Concept, o candidato perfeito para satisfazer o desejo de Imparato de "lançar algo ainda mais rápido" do que o 308 GTi.”


A confirmar-se, será de esperar que a versão de produção deste modelo chegue aos concessionários com uma potência a rondar os 400 cv, um valor que lhe permitiria enfrentar modelos como o Mercedes A45 AMG (381 cv) ou o Ford Focus RS (350 cv).


O atual Peugeot 308 GTi está disponível com um motor a gasolina de 1,6 litros que debita 270 cv, sendo a potência transmitida ao eixo dianteiro através de uma caixa manual de seis velocidades. A Peugeot reivindica uma velocidade máxima de 250 km/h e um consumo médio de 6,0 litros por cada cem quilómetros. Os preços desta versão começam nos 37,600 euros.






0 visualização0 comentário
bottom of page