top of page
APRESENTAÇÃO NISSAN X-TRAIL 2017

Nissan X-Trail: força não lhe falta! | Motores


NISSAN X-TRAIL | O X-Trail é um SUV de cinco ou sete lugares – conforme o que precisar! – e chega no início do próximo ano equipado com o novo motor 2.0 Diesel de 177 cv. Força, conforto e espaço não lhe falta… no melhor sentido da marca nipónica.

Por Mike Rodman


A chegada do novo motor não implica mudanças na aparência e tanto na parte exterior como interiormente, o Nissan X-Trail permanece tal como o conhecíamos. Até agora , o motor mais potente diesel que o equipa é a unidade 1.6 dCi de 130 cv .

Uma mecânica voluntariosa, mas que em determinadas situações vacilava na sua força, por exemplo, quando era necessário rebocar um atrelado ou uma caravana. Agora, a Nissan afiança que o novo 2.0 dCi, mesmo nesses casos, tem o desempenho mais do que suficiente para manter uma boa dinâmica.

Outra das novas funcionalidades da versão 2.0 dCi é que se pode combinar com uma caixa CVT X-Tronic e tração para as quatro rodas, uma opção até agora inexistente. E também pode usufruir dessa possibilidade apenas com tração às rodas dianteiras. Além disso, o 2.0 está disponível com uma caixa manual de seis relações e tração integral ou às rodas dianteiras.


PRIMEIRO CONTACTO

O novo X-Trail 2.0 dCi de 177 cv trouxe um claro avanço em relação ao 1.6 dCi que foi até agora a versão mais alta da gama, onde os seus 47 cavalos a mais, permitem-lhe ser muito mais ágil que o seu irmão menor.


Em estrada, a nova versão do Nissan X-Trail comporta-se de forma dinâmica também melhor. Neste primeiro contato utilizámos a variante All Mode 4x4i com a caixa automática CVT de variador continuo. E como sucede com as caixas deste tipo, a resposta do motor não é imediata ao acelerador.


Na minha opinião, o CVT é muito mais aproveitável fora do asfalto. É verdade que o contacto que realizámos foi em baixa velocidade e áreas lamacentas. Mas mesmo nas superfícies mais firmes e secas, o Nissan X-Trail é capaz de responder sem hesitar a 90 por cento dos condutores… além de que a maioria certamente não vai querer experimentar as situações mais extremas que encontrámos. Devo ainda acrescentar que pisos bastante esburacados a suspensão é particularmente confortável. E isto, não significa que na estrada o carro oscile mais que o desejável em curva.


EQUIPAMENTO E ESPAÇO

O novo Nissan X-Trail 2.0 torna-se em 2017 a versão de topo da gama. E como tal, proporciona um equipamento notável. Por exemplo, você pode pedir dois assentos adicionais dobradas na mala do carro, aumentando a capacidade para sete lugares. Essa opção, envolve no entanto uma diminuição da capacidade na bagageira, passando dos 550 litros disponíveis com 5 lugares para os 445. No caso em que todas os sete lugares sejam preenchidos, sobram então 135 litros de espaço na mala.


Entre o equipamento de conforto podem-se pedir elementos como o teto panorâmico com abertura parcial elétrica, estofos de couro, iluminação interior com ledes, bancos dianteiros com aquecimento rápido, suportes para copos aquecidos ou arrefecidos, informações e info-entretenimento NissanConnect com ecrã táctil de 7 polegadas, assim como a conexão para um telefone móvel com via Bluetooth.



A chegada aos principais mercados na Europa está prevista para janeiro de 2017, esperando a Nissan alcançar com o X-Trail um terço do total de vendas entre os seus modelos no próximo ano. Vai estar disponível em três níveis de acabamentos (Acenta, Tekna e N-Connect) e com preços que variam muito pouco dos existentes – hoje a versão de base custa 30.950 euros – sendo naturalmente mais cara a versão Tekna 4x4 XTRONIC que pode ficar à volta dos 40.000 euros.

0 visualização0 comentário
bottom of page