top of page
motores7magazine

Ferrari 488 Challenge apresentado em Daytona | Motores

O Ferrari World Finals, evento que teve lugar Daytona no último fim de semana, teve como ponto alto a revelação do último modelo que vai juntar-se às fileiras do prestigiado troféu monomarca destinado em exclusivo aos clientes da marca de Maranello.

O 488 Challenge é o sexto modelo a participar nesta competição, que em 2017 celebra seu 25º aniversário.

Desde o anúncio desta competição em 1992, já houve mais de 1000 corridas, com mais de 1000 pilotos, decorrendo ainda em três continentes. Ao longo dos anos o Ferrari Challenge provou ser a plataforma ideal para os pilotos que querem competir em campeonatos internacionais de GT’s e protótipos, e um número impressionante de pilotos que por lá andaram, triunfaram depois em provas da Grand-Am, IMSA, FIA World Endurance Championship, ELMS e, até mesmo, nas míticas 24 Horas de Le Mans.


O novo 488 Challenge é o primeiro modelo turbo-comprimido a competir e é o carro o mais poderoso do desafio desde sempre, contando com um V8 de 3.9 litos com 670 cavalos derivado do motor de produção em série, galardoado com o prémio de Motor Global International do Ano 2016. Graças ao grande desenvolvimento do motor, aerodinâmica e chassis do carro, o 488 Challenge atinge novos níveis de desempenho e, por exemplo, conseguiu baixar o tempo por volta do circuito de Fiorano, sendo cerca de 1 segundo mais rápido que o anterior 458 Challenge EVO, estabelecendo um novo recorde de 1m15,5s.


Comparando-o com o modelo de série V8 488 GTB, o motor do novo Challenge apresenta um mapa específico do motor, otimizado para o desempenho racing, com uma transmissão com relações mais curtas, mudança que proporcionou um aumento de 11,6% na sua capacidade de aceleração em relação ao 458 Challenge EVO, naturalmente aspirado.

A transmissão com DCT-F1 apresenta uma nova relação e outras melhorias incluem uma redução no peso total do motor, com menos 19,7 kg e menos 8,5 kg no sistema de escape.


Também o patenteado software pela Ferrari anti-deslizamento (Slip Slip Angle Control) faz a sua primeira aparição num Ferrari Challenge, melhorando a aceleração longitudinal através de curvas em 4,2%. Outro dado importante são os novos comandos no guiador, um direito e um esquerdo (TC1 e TC2). O direito (TC1) regula o nível de intervenção requerido com base nos níveis de aderência, enquanto o esquerdo (TC2) controla o grau de intensidade da intervenção. O resultado é um grau mais adequado de integração entre o condutor e o carro, auto-controlando o deslizamento do carro, quando e como o torque é entregue às rodas traseiras, melhorando a aderência do carro e performance do condutor.


Existem ainda outras mudanças mais notáveis ​​no 488 Challenge em relação ao carro de produção, mas ao nível da aerodinâmica. Para alcançar o objetivo técnico de aumentar a eficiência aerodinâmica do carro, respeitando o design, os engenheiros trabalharam em estreita colaboração com o Ferrari Styling Center.


Assim, o layout da grelha dianteira foi reformulado, invertendo o ancinho de modo que se incline para a retaguarda. Esta solução, melhora o fluxo de ar sobre os radiadores em condições de arrasto enquanto, ao mesmo tempo, reduz o arrasto. O novo layout exigiu ainda novas aberturas na parte inferior do pára-choques à frente das rodas. O pára-choque dianteiro foi completamente redesenhado com um splitter mais pronunciado e flicks para aumentar o downforce e equilibrar a carga traseira, para uma melhoria de 7% em eficiência por comparação com o 458 Challenge EVO.


0 visualização0 comentário
bottom of page