DS 3 1.2 PureTech 130 | Depois de receber a denominação premium em 2009, foi o último modelo da série DS3 a perder a dupla divisa do fabricante francês. Para dissimular os oito anos de mercado, adoptou a variante de 130 cv do motor de 3 cilindros PureTech e ainda novos desenvolvimentos tecnológicos.
Tendo mudado para a identificação ‘DS’ em março de 2016 e perdido a dupla divisa junto no topo da grelha dianteira, o DS3 PureTech 130 veio colmatar a lacuna entre os DS3 1,2 PureTech de 110 cv e o 1.6 THP de 165 cv. E para além do ‘facelift’ e novos equipamento de atualização, recebeu a versão mais potente do 3 cilindros 1.2.
Já conhecido e apreciado a bordo de vários modelos do grupo PSA, o "tricilíndrico" aproveita aqui em pleno o menor tamanho e peso do DS, para revelar uma entrega mais sóbria de potência e dinâmica que não o inibe de ‘atacar’ trajetos longos. Uma situação em que o seu funcionamento silencioso e o apetite razoável do motor (6,9 l / 100 km em média) se destacam.
Contudo, o conforto é prejudicado quando o asfalto apresenta imperfeições, muito por culpa de umas suspensões um pouco secas. Esse é o preço a pagar para desfrutar de um chassis incisivo e manobrável como poucos outros quando a estrada se torna sinuosa.
BRINCALHÃO NAS CURVAS
E também, como no DS3 se tira partido de um motor voluntarioso desde a zona mais baixa do conta-rotações (230 Nm de binário disponíveis a partir das 1750 r.p.m.) e nos oferece uma transmissão sabiamente escalonada – apenas a alavanca da caixa (manual) de 6 velocidades carece de alguma precisão – é nos percursos mais sinuosos que se alcança maior prazer ao volante do DS3. Sem dúvida, um bom lugar para lutar contra os seus rivais premium, como o Audi A1 1.4 TFSI (125 cv) e o Mini Cooper (136 cv), que disponibilizam também motores turbo a gasolina muito agradáveis de utilizar.
No DS 3 foi também utilizada esta última atualização, para colmatar uma pequena parte do seu atraso tecnológico em termos de conectividade. A maioria das inovações estão no ecrã multimédia do painel de instrumentos.
O ecrã multimédia pode agora ser conectado a uma câmara de visão traseira e a um dispositivo de tela do espelho, o que torna o pequeno e ‘chic’ francês compatível com os telefones que funcionam através de iOS (Apple) e Android. A travagem automática de emergência e os sensores de estacionamento são outras opções disponíveis.
No equipamento de série constam o ar condicionado automático, jantes em liga leve e apoios de braços dianteiros.
Carroçaria de dois tons e óticas com luzes DS LED Vision caraterizam o novo DS3 1.2 PureTech 130
MAIS MENOS
* Chassis incisivo * Suspensões demasiado rigidas
* Binário do motor * Autonomia
* Performances em estrada * Caixa pouco precisa
* Equipamento de série
FICHA TÉCNICA
DS 3 1.2 PureTech 130 So Chic
Utilitário de 3 portas
€ 23.985
Motor | 3 cilindros transversais (1199cc) turbo, 12 válvulas
Potência | 130 cv às 5500 r.p.m.
Binário | 230 Nm às 1750 r.p.m..
Transmissão | Dianteira, com caixa manual de 6 velocidades
Média de consumos | 6,9 l / 100 km
Aceleração | 0-100 km/h 8.9s
Velocidade máxima | 204 km/h
Dimensões (Comprimento x largura x altura) | 3,95 m / 1,72 m / 1,46 m
Capacidade do depósito | 50 litros