top of page
APRESENTAÇÃO DUCATI MULTISTRADA 950

Absolutamente divertida! | Motores


APRESENTAÇÃO | Uma roda dianteira de 19 polegadas, alguns pormenores em comum com a versão 1200 Enduro e o novo Testastretta de 113 cavalos, foram o suficiente para a mais pequena globe-trotter da Ducati nos surpreender na apresentação internacional da nova Multistrada 950.

Por Mike Rodman



É muito mais que uma versão a menor escala da irmã maior. Se no EICMA de Milão, já tínhamos reparado que do ponto de vista estético, a Multistrada 950 tem numerosas parecenças com a sua irmã mais velha (1200 Enduro), ela mostrou-me agora que tem, tanto caráter, e tanta personalidade, que acaba por estar num patamar acima do que esperávamos.

O motor, que deriva da unidade estreada na mais recente Hypermotard mas com especificações próprias, é potente mas, sobretudo, muito dócil e dedicado em baixas rotações. Na cidade a Multistrada 950 conduz-se com prazer e parte do mérito advém da baixa altura ao solo do assento (840 mm) e baixo peso (204 kg a seco).

CONDUZ-SE COM OS DEDOS

Quando partimos para conduzir uma moto com a ‘alma’ Ducati, desportiva, algo que não demora a manifestar-se é o impulso forte do motor a médios regimes e o seu extraordinário alongamento que parece nunca acabar. Para tornar as coisas mais fáceis e gerenciáveis, surge então a vertente eletrónica, quase sempre com uma extraordinária dose de possibilidades.

O mesmo se passa com esta Multistrada 950. É tudo muito simples, basta pressionar os botões presentes no guiador e consegue-se alterar o mapa do motor para um dos 4 modos de condução (Urban-Touring- Sport- Enduro), definir o modo de travagem ABS (em três níveis) e o controlo de tração (8 níveis).


A dimensão e formato da parte ciclística favorece o conforto. Ao contrário do que sucede nas versões de maior cilindrada as suspensões são do tipo tradicional, não são controladas eletronicamente, mas são totalmente reguláveis mecanicamente. A calibração standard privilegia o conforto de marcha, mas essa característica não a torna particularmente nervosa ou instável… de facto!

DEFEITOS?

São muitos poucos os defeitos que pode encontrar na nova Multistrada 950. A caixa de velocidades não é muito macia e a posição de condução é muito recolhida, sensação que também resulta da espessura do amortecedor de borracha anti-vibrações colocado sobre os apoios para os pés. E também o acionamento na manete do cabo de embreagem, não entusiasma muito pela sua modulabilidade. Mas de resto, a Multistrada 950 é uma das Ducati mais fáceis, versáteis e divertidas de sempre.

Podem procurar bem, que pouco outros pontos negativos vão encontrar. Quanto ao preço, ainda não está definido mas não deve ultrapassar em muito os € 14.000. O Pack Security Ducati (ABS e controlo de tração) vêm de série.



Os ‘packs’ de personalização da Ducati Multistrada 950


Touring Pack: malas laterais e descanso central


Sport Pack: escape homologado Termignoni, protecção de quadro em alumínio, tampa do depósito da bomba do travão dianteiro em alumínio


Urban Pack: mala traseira, bolsa de depósito com ‘tank lock’ e conexão USB para carregar dispositivos eletrónicos.


Enduro Pack: faróis uplementares LED, componentes Ducati Performance da Touratech: barras de proteção do motor, proteção do radiador de alumínio, proteção de cárter em alumínio, base de maior superfície para o descanso lateral e poisa-pés off-road para o condutor



PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS


Cilindrada: 937 cc

Ciclo: 4 T

Potência máxima declarada: 113 cv às 9.000 rpm

Binário máximo declarado: 96 Nm ás 7.750 rpm

Caixa: 6 velocidades

Transmissão final: corrente

Altura do assento: 840 mm

Capacidade do depósito: 20 litros

Pneus: Pirelli Scorpion Trail II - 120/70 R17 | 170/60 R17

0 visualização0 comentário
bottom of page