top of page
CONTACTO AUDI Q5 II

Segurança com alta tecnologia | Motores


APRESENTAÇÃO | A segunda geração do SUV médio da Audi não muda muito o estilo, mas perdeu peso e recebeu o novo sistema de tração otimizada. O Q5 é o modelo do seu género, mais vendido da marca de Ingolstadt, e parece ter o futuro garantido.

Por Ricardo Ferreira


Foi no México que a marca de Inglostadt deu a conhecer a segunda geração do Q5. O modelo que toma o lugar da versão apresentada em 2008, estará disponível em cinco níveis de equipamento – Sport, Design, S Line e Design Selection – e com 14 cores para a carroçaria. As primeiras unidades chegam aos concessionários já no início do próximo ano.


O estilo não muda de forma tão decidida como no passado, o que até se compreende porque, como diz o ditado “em equipa ganhadora não se mexe”. No tamanho apresenta um aumento de comprimento quase imperceptível, enquanto há alguns milímetros, para menos, na altura.

É no entanto muito fácil identificá-lo, visualizando a diferente proposrção da grelha em forma de elipse, assim como as novas ópticas. No interior, há muitas semelhanças com o irmão mais velho Q7 : o visor central tipo tablet de 3 polegadas, os controles de ar condicionado e, a pedido, o cockpit virtual , ou seja, a instrumentação virtual configurável que permite visualizar os mapas de navegação.


As dimensões internas aumentam ligeiramente em todas as direções, e com quatro pessoas viaja-se incrivelmente bem. O compartimento de bagagem ganha 10 litros de capacidade e agora varia de 610 a 1.550 litros. O peso total também diminui em 90 kg graças ao emprego mais alargado de de aços de alta resistência e alumínio.



A segunda geração do Q5 apresenta motores com potências de 150 a 286 cv


SUSPENSÃO PNEUMÁTICA ADAPTATIVA

Na vertente mecânica, as principais novidades são a oferta, a pedido, da suspensão pneumática adaptativa, que regula, para além da rigidez do chassis também a altura do carro de acordo com o tipo de utilização, assim como no Q5 de 4 cilindros, o novo sistema de tração integral ‘quattro ultra’, que ativa o eixo traseiro apenas quando necessário, ou melhor, alguns momentos antes, graças a algoritmos muito sofisticados e proativos.


A gama de entrada anuncia três motores de quatro cilindros de 2 litros (TFSI), combinados com uma transmissão dupla embraiagem com 7 velocidades e tracção integral. Este motor turbo a gasolina de 252 cv sai bem a baixos regimes, mas também apresenta um alongamento interessante. Além disso, é muito tranquilo.

Os dois turbodiesel com 163 ou 190 cv (TDI), que ainda representam a maior parte das vendas deste modelo em muitos lugares da Europa, confirmaram neste primeiro contacto as suas boas qualidades de consumo, desempenho e prazer de utilização. Com suspensão a ar adaptativa, o mais recente Q5 apresenta uma manipulação claramente superior e dirigibilidade que no passado, proporcionando uma sensação de controle e confiança notáveis para este género de carro.


AS DIMENSÕES

Apesar de ter sofrido uma dieta de 90kg, o novo modelo aumentou em tamanho – 4.66 metros de comprimento, 1.89m de largura, 1.66m de altura e uma distância entre eixos de 2.82m – e consequentemente oferece uma maior capacidade da bagageira, entre os 550 e os 610 litros – 1,550 litros com os bancos rebatidos.


OS MOTORES

A gama de motorizações inclui um motor TFSI de 2.0 litros com 252 cv, quatro motores TDI de 2.0 litros entre os 150 e 190 cv e ainda um bloco TDI de 3.0 litros com 286 cv e 620 Nm. Dependendo do motor, o Audi Q5 está equipado com uma caixa manual de seis velocidades ou uma transmissão automática S tronic de sete velocidades, e na variante mais potente uma transmissão tiptronic de oito velocidades. O sistema de tração integral quattro está incluído de série em todos os modelos.

A NOVA SUSPENSÃO PNEUMÁTICA ADAPTATIVA


A suspensão pneumática adaptativa estará disponível como opção

0 visualização0 comentário
bottom of page