top of page
motores7magazine

Com a elegância de um cavalheiro | Motores

Em menos de um ano a Mercedes-Benz mostrou quatro variantes do seu Classe E: a berlina, o familiar Estate, o All Terrain, e agora o mais distinto de todos, o elegante Classe E Coupé, um elegante carro de quatro lugares que deverá chegar ao mercado na na primavera.



O segredo do seu traje de gala está nas novas dimensões. Cresceu nada menos que 12 centímetros em relação ao anterior Classe E Coupé, de a diferenciar-se do tamanho do Classe C, que estreou esta silhueta há alguns meses atrás. Os seus 4,82 metros de extensão, aliam-se a uma maior largura (as vias dianteiras e traseiras estão mais largas) e a um pouco mais de altura para manter o equilíbrio da sua figura, que, sem dúvida, é a sua principal atração em relação ao resto da gama.


Embora o Mercedes Classe E Coupé de 2017 acolha, logicamente, o alto nível tecnológico do resto dos seus irmãos, também incorpora uma vida própria. Por exemplo, será o primeiro modelo da marca da estrela com um sistema de luz de recepção ao condutor nas luzes traseiras (semelhante à função 'folow me home’ já adoptada nos faróis de muitos modelos).

E também estreia um sistema de limpa pára-brisas limpador melhorado, designado como Magic Sky Vision, que além de ter uma escova com canais específicos para a distribuição de água também é aquecida.



SISTEMAS DE CONDUÇÃO SEMI-AUTOMÁTICA

No entanto, os sistemas mais marcantes referem-se às funções de condução semi-automática. O Drive Pilot é capaz de manter o carro na estrada, mesmo em curva, e respeitar a distância do veículo da frente até velocidades de 210 km / h – em tudo semelhante ao sistema já adoptado no Audi A7.


O Classe E Coupe possui também a função de estacionamento remoto a partir da chave, sem exigir a presença do condutor no interior, ou seja, pode sair do carro, comprimentar os amigos e ir almoçar calmamente com eles enquanto ele estaciona sozinho.


O Classe E Coupé também introduz na gama motores um novo propulsor para o acesso à gama diesel. O E Coupé 220d conta com um bloco de quatro cilindros e 194 cavalos, capaz de assinar um consumo de 4,0 litros e roçar a barreira dos 100 g/km (106, especificamente) nos valores ambientais. Este será um dos motores de lançamento em conjunto com três motores a gasolina: E 200 (2.0 litros e 184 cv), E 300 (2.0 litros e 245 cv) e E 400 4Matic (seis cilindros, 3.0 litros e 333 cv). Todos eles, como é usual na Mercedes-Benz, associados a uma transmissão automática de 9 velocidades.


Para o chassis do coupé, a marca de Stuttgart oferece de série um trem de rodagem com altura rebaixada em 15 mm, que com o Dynamic Body Control opcional disponibiliza também o controle de amortecimento variável (em 3 parâmetros: Comfort, Sport e Sport +)Esporte e Esporte +).

Se optar pela suspensão pneumática Air Body Control as possibilidades de personalização do comportamento dinâmico estendem-se a outros dois parâmetros: Eco e Individual. Além da suspensão regulável, também modifica a resposta do motor, caixa e direção.



MAIS ESPAÇOSO E REFINADO

O desenho básico do interior não muda em relação à restante gama. É mantido o habitáculo com prepronderancia digital através de duas telas de 12,3 ", os materiais refinados (couro e madeira específicos para o Coupé) e pormenores no design, como os arejadores de ventilação inspirados nos motores de aviões comerciais.


A Mercedes apostou no aumento das dimensões do Classe E Coupé, crente que por essa via iria obter uma uma melhor habitabilidade, com ganhos de espaço em todas as cotas: desde o espaço para os joelhos, passando pela altura das cabeças até à largura de todos os assentos. Além disso, os ocupantes dos assentos individuais traseiros, desfrutam de uma agradável sensação de espaço, resultante da ausência de pilar B.


Ao nível das tecnologias, o Mercedes-Benz Classe E Coupé permite a integração de smartphones graças aos habituais sistemas Apple CarPlay e Android Auto. Está ainda disponível o sistema de condução semi-autónoma Distance Pilot Distronic (permite manter a distância para o carro da frente automaticamente, em qualquer piso e até 210 km/h) e o sistema de estacionamento Remote Parking Pilot (permite estacionar o veículo remotamente através de uma aplicação móvel).


A marca alemã tem previsto abrir o pedido de encomendas para o Classe E Coupé ainda antes do final deste ano. Deverá estrear-se no Salão de Detroit já no próximo dia 8 de janeiro. Para já, os preços para o mercado nacional ainda não foram revelados.


0 visualização0 comentário
bottom of page