Talvez não saiba, mas a entidade EuroNCAP atribui anualmente os prémios 'Best in class', galardão referente aos carros mais seguros de cada categoria. Fiquem a conhecer os vencedores de 2016: um japonês, um coreano e um alemão.
A EuroNCAP testou 18 novos carros e quatro quadriciclos pesados ao longo do ano que está a terminar. O Toyota Prius, o Hyundai Ioniq e o Volkswagen Tiguan foram os vencedores nas categorias de familiares grandes, familiares pequenos e SUV, respectivamente. O Mercedes Classe E também conseguiu muitos bons resultados, mas, por ser o único avaliado na classe das berlinas premium, ficou fora da lista de premiados. O Classe E, destacou-se pelo seu excepcional desempenho em termos de protecção das crianças a bordo. Com um sistema para desconectar o airbag dos passageiros e excelentes resultados na segurança activa, salta à vista que a Daimler se empenhou a fundo numa área cada vez mais valorizada pela EuroNCAP.
O Mercedes Classe E só não recebeu a distinção por pertencer à categoria premium, mas foi o que conseguiu a melhor performance no transporte de crianças
O ano de 2016 foi de muitas novidades para o principal organismo europeu de avaliação dos padrões de segurança no sector automóvel. Uma delas foi a inclusão de testes para avaliar a travagem automática de detecção de peões, tecnologia que passou a fazer parte de muitos automóveis, essecialmente como equipamento de série mas também como ocipaional. O Toyota Prius, vencedor na sua categoria, foi o carro que a estreou. O seu ´pack’ de segurança de série, designado ‘Toyota Safety Sense', deu muito bons resultados. E também foi notável o bom desempenho do Seat Ateca nesta prova.
Também se estreou este ano a ‘dupla avaliação’. Enquanto que o 'Best in Class', avalia apenas os modelos com equipamento de segurança de série, a dupla avaliação estabelece uma segunda medição, que analisa os benefícios de equipamentos de segurança opcional. Trata-se na verdade de uma boa forma de convidar os fabricantes a alargar a gama de veículos construídos com estes sistemas.
Toyota Prius: vencedor na classe de Grandes Familiares
Na categoria dos utilitários/familiares SUV, Seat o Ateca e o VW Tiguan foram os mais pontuados no galardão de segurança 'Best in class' do EuroNCAP 2016
O recente Seat Ateca também obteve um bom desempenho entre os carros mais seguros
O sistema de condução semi-autónoma permite manter uma distancia fixa em relação ao veículo da frente. Se a estrada deixar de constar no GPS, o carro pára na berma e imobiliza-se de imediato. A foto acima refere-se ao Seat Ateca
O Hyundai Ioniq foi o vencedor na classe das berlinas Familiares Pequenas
"Algumas tecnologias são dispendiosas e reconhecemos que pode não ser possível para os fabricantes incluir estas tecnologias de série na sua gama e, ao mesmo tempo, manter versões básicas acessíveis ao público", explicou o Secretário-Geral da Euro NCAP, Michiel van Ratingen. "O sistema de avaliação dupla permite-lhes introduzir gradualmente esta tecnologia, mantendo ao mesmo tempo os carros acessíveis aos consumidores e oferecendo como opção o beneficio destas importantes tecnologias de segurança."
Volkswagen Tiguan: vencedor na classe SUV