A empresa de Bolonha revelou a nova versão S do seu supercarro: o motor atira para fora 740 cavalos, sintonizado com um sistema de quatro rodas direcionais e uma aerodinâmica otimizada.
Por Ricardo Ferreira
Antes do Urus, o primeiro SUV da Lamborghini SUV previsto para 2018, a empresa transalpina da marca Audi, continua a produzir novas variantes do seu supercarro já existente no mercado. No exposição de Los Angeles revelou o emocionante Huracan Spyder RWD, encerrando agora o ano com uma carta encondida na manga: o brutal Aventador S. Uma versão melhorada do Aventador, com o motor V12 potenciado para alcançar 740 cv, apenas 10 a menos do que o topo de gama Aventador SV .
Ao aumento de potência, junta algumas atualizações para obter a máxima eficiência aerodinâmica. A parte dianteira está mais agressiva e conta com um spoiler mais largo e uma nova divisória para melhor desviar o fluxo de ar, garantindo maior eficiência aerodinâmica, um maior arrefecimento no motor e radiador. As duas tomadas do fluxo de ar nos pára-choques laterais dianteiros, servem para reduzir a interferência aerodinâmica dos pneus dianteiros e otimizar o fluxo que passa para o radiador traseiro.
Passando ao eixo traseiro nota-se um novo difusor preto (também disponível em carbono), caracterizado por uma série de alhetas verticais que amplificam os efeitos do fluxo de ar, reduzir a resistência por meio da recuperação de pressão e de gerar pressão aerodinâmica. A frente foi aumentado em mais de 130% em comparação com o Coupe Aventador; quando a asa traseira - com três inclinações possíveis - está na posição ideal, a eficiência global no máximo aumenta o downforce em mais de 50% e oferece uma resistência mínima de aproximadamente 400% em comparação com o modelo anterior.
“CONTROLO TOTAL” A 350 KM/H!
O Aventador S foi redesenhado em torno do conceito de "total controle", para entregar ao condutor uma notável experiência de condução e desempenhos de niveis superiores.
O melhor controle lateral é dado pelo novo sistema de quatro rodas direcionais, adoptado pela primeira vez num Lamborghini de série. Este sistema proporciona uma maior agilidade em baixas e médias velocidades, e também mais estabilidade em altas velocidades.
No eixo dianteiro este sistema está combinado com a direção dinâmica, Lamborghini Dynamic Steering (LDS), tendo sido desenvolvido para fornecer uma resposta mais natural e uma maior reactividade em curvas apertadas. Foi especificamente adaptado para ser integrado com o Steering Lamborghini Rear-wheel (LRS), o sistema de direção traseira. Dois ‘atuadores’ separados reagem em cerca de cinco milissegundos sobre a direcção do condutor, permitindo assim um ajuste em tempo real do ângulo e um melhor equilíbrio entre aderência e tração. E as novidades não acabam aqui.
O condutor pode escolher entre quatro diferentes modos de condução: Strada, Sport, Race e Ego. E por último o motor. O Aventador S está equipado com um V12 naturalmente aspirado de 6,5 litros, o qual atinge uma potência máxima de 740 cv e garante um binário ultrapoderoso de 690 Nm às 5.500 rotações/minuto.
Acoplado a uma caixa de 7 velocidades ISR, permite acelerar num ápice de 0-100 km/h, em apenas 2,9 segundos, e atingir uma velocidade máxima de 350 km/h!
A entrega das primeiras unidades do Lamborghini Aventador S está prevista para a primavera de 2017. O preço de compra estimado para o público é de € 281.555, com taxas incluídas.