A RC é a versão exclusiva da MV Agusta Turismo Veloce. A sport-turística italiana chega com um ‘kit racing’ e acabamentos de luxo, estando prevista apenas a saída da linha de montagem de 250 unidades.
Mike Rodman
As opções Lusso no topo da gama da MV Agusta é enriquecida com a versão RC limitada a 250 unidades, reconhecível pela pintura específica e características gerais comuns a outros modelos desportivos da saga RC.
Com a Turismo Veloce a MV Agusta repensou prioridades e objectivos de uma moto turística, focados num volume compacto, peso e design. Os estudos realizado tiveram em consideração sobretudo as malas laterais, desenhadas de modo a se integrarem não só com as linhas da moto, mas também com a estrutura do sub-quadro de suporte do assento principal e do passageiro.
Centrada no leve motor de três cilindros e 800 cc - aqui na tonalidade preta – a Turismo Veloce oferece valores de peso e potência referenciais no segmento. O recurso a LEDs permitiu personalizar ainda mais os grupos oticos, que prmitem de imediato identificar esta moto.
A EVOLUÇÃO DA TURISMO VELOCE PASSOU POR INTERVENÇÕES FUNCIONAIS E ESTÉTICAS
Entre as mudanças funcionais inclui-se a nova roda dentada na transmissão primária que permite tornar a condução mais suave e mais precisa, o banco do passageiro redesenhado para melhorar a ergonomia e oferecer uma estadia mais confortável ao ‘pendura’ em longas distâncias, assim como uma diferente fixação à frente do motor no quadro, reconfiguração que permitiu aumentar a rigidez longitudinal da parte ciclística e que touxe vantagens dinâmicas de condução.
Houve ainda profundas intervenções sobre o três cilindros em linha com árvore de cames contra-rotativa. Esta última foi redesenhada para reduzir ainda mais a vibração e ruído. As modificações ao nível da cabeça do motor incluem ainda guias de válvulas redesenhadas para aumentar a fiabilidade. O harmonioso amortecedor traseiro e o tensor de corrente, que agora permitem uma redução significativa no ruído mecânico, bem como a nova engrenagem da transmissão primária, foram outras aplicações introduzidas na exclusiva Turismo Veloce RC.
Na componente estética verifica-se a inclusão de mais componentes de fibra de carbono, como por exemplo o guarda-lamas dianteiro e o spoiler da parte traseira. Finalmente, as rodas forjadas apresentam um design que enfatiza a leveza e o comportamento desportivo, uma vez que são em tudo semelhantes às utilizadas na desportiva F4 RC.