top of page
motores7magazine

Aprilia Factory Works: o poder MotoGP! | Motores


Com a RSV4 FW-GP a Aprilia Racing fornece toda a tecnologia desenvolvida em MotoGP. Quem a compra, torna-se um cliente muito especial. Saiba como.


Com a RSV4, a Aprilia venceu sete títulos mundiais em Superbike, aos quais se devem somar os título de pilotos e construtores de dois anos na Superstock 1000. É com base nesta máquina vencedora que nasce uma gama de alta performance especial. O programa foi lançado no ano passado e é designado como "Factory Works". O objetivo é disponibilizar a mesma tecnologia desenvolvida para a moto campeã do mundo a todos aqueles que pretendem competir ao máximo nível nos campeonatos com motos derivadas das de série ou que desejam ter uma RSV4 com performance otimizada para uso em circuito. O programa envolve a construção da RSV4 "Factory Works" desenvolvida segundo os regulamentos dos campeonatos de Superstock e de Superbike dos diferentes países, com diferentes níveis de preparação da ciclística, eletrónica e motor.




O projeto chega a 2017, com a introdução de uma versão ainda mais “puxada” da versão RSV4, designada FW-GP, equipada com o motor V4, desta vez com um diâmetro de 81 mm nos cilindros e com distribuição por válvulas pneumáticas, em tudo semelhante à configuração que a Aprilia utilizou nas suas motos oficiais do campeonato do mundo de MotoGP em 2015.

A Aprilia Racing coloca assim à disposição de todos a tecnologia desenvolvida no MotoGP, acompanhada por uma gama completa de serviços exclusivos, antes, durante e no pós-venda da moto, de modo a permitir aos clientes desfrutar ao máximo de todo o potencial que a RSV4 FW-GP seja capaz de fornecer.


"Desde sempre a Aprilia compete no campeonato do mundo de velocidade mais selectivo, como é o MotoGP, para ganhar experiência e desenvolver tecnologias para trazer até ao produto da série", disse Romano Albesiano, responsável técnico da Aprilia Racing.

"A RSV4 é o melhor exemplo de estreita cooperação que existe entre o mundo das corridas e a produção. Com o programa Factory Works, a Aprilia Racing oferece algo mais, algo muito próximo do que oferece uma verdadeira moto de corridas.

Os níveis de desenvolvimento disponíveis são diferentes: parte-se de uma RSV4 otimizada para pista, passando pela versão SSTK (em tudo semelhante à moto que dominou a Superstock 1000 FIM Cup em 2015), até se chegar a uma verdadeira Superbike.”


Em especial, destaca-se a versão RSV4 R FW SBK, cujo motor Aprilia V4, derivado da unidade da RS-15 GP, dispõe de um diâmetro de 81 mm e distribuição de válvula pneumática, que permite alcançar uma potência máxima de 250 cv.

UM CLIENTE SUPER ESPECIAL

O cliente tem reservado um tratamento verdadeiramente especial: ele é chamado para assinar um contrato na sede da Aprilia Racing, em Noale, assim como para escolher juntamente com os técnicos a configuração ideal para as suas necessidades e o seu orçamento.

Durante a preparação da moto, recebe as imagens "ao vivo" dos progressos realizados na moto, e tem uma linha de telefone e um endereço de e-mail, disponíveis para quaisquer outras necessidades, que mais tarde também permanecem ativos, para receber informações ou assistência.


A entrega da moto é feita pessoalmente por técnicos da Aprilia Racing, com um experimentador, se assim for desejado pelo proprietário, em Noale. Além disso, o cliente tem direito a receber um fato de competição com a designação Aprilia Racing e um passe de paddock válido para todo o fim de semana num Grande Prémio de MotoGP, bem como um convite para participar num track day da Aprilia, onde os técnicos da Aprilia podem regular o set-up da moto em função da sua orientação e necessidades, fornecendo ainda o melhor aconselhamento técnico para maximizar o potencial de RSV4, tanto na mecânica como na eletrónica da FW-GP. Um técnico da equipe Aprilia Racing, estará sempre presente na pista, sempre que o cliente deseje utilizar a RSV4 FW-GP.


O programa Factory Works prevê ainda que, seja incluído no preço de cada modelo, tanto o acompanhamento técnico que visa dar todas as informações necessárias para fazer a melhor adaptação do piloto ao circuito, como ainda uma sessão de testes em pista com a “equipa de testes” da Aprilia Racing" para que nada lhe falte.

Acedendo à área web www.serviceaprilia.com/public/racing os pilotos, os colecionistas e a equipa podem aceder ao mundo da moto Aprilia "Factory Works" e receber mais informações e mais detalhes técnicos sobre esta RSV4 especial, preparada pela Aprilia Racing.

As RSV4 Factory Works estarão disponíveis nas versões SSTK1, SSTK2, SBK e FW-GP


0 visualização0 comentário
bottom of page