Tem nome de guerra, de um míssil balístico terra-ar mas, é muito mais que uma potente arma de combate. Elegante, desportivo, luxuoso, potente, o Stinger GT é uma berlina com espírito e alma grande, um KIA como nunca se viu outro!
Motor de 3.3. litros V6, 365 CV para uma aceleração capaz de enfrentar o Audi S4.
Por Ricardo Ferreira
Palavras para quê? A Coreia do Sul é um das maiores economias do mundo e, também, um dos maiores polos industriais do mundo. A KIA foi fundada em 1944 para construir rodas para bicicletas… Hoje é um colosso industrial… global!
O GIGANTE COREANO
Quando certo dia, um comercial me disse que depois de 2012 a KIA ia ser, estrategicamente a marca favorita do Grupo Hyundai para a Europa, estava-se ainda muito longe de imaginar que hoje uma berlina como esta estaria presente no NAIAS de Detroit. Porém, o novíssimo Stinger GT confirma essa intenção da altura
Além, mesmo entre os fabricantes, pensar até há pouco tempo atrás num desportivo - sedan de cinco lugares, com linhas elegantes, de tração traseira, motor potente, volumoso espaço interior generoso e muito confortável espaçoso e confortável – era um pensamento exclusivo de japoneses, alemães e ingleses.
Certo… mas deixou de o ser!
Pelo menos, desde que ontem a marca do poderoso grupo coreano – com fábricas instaladas no Leste Europeu, mesmo ao lado de outras unidades de marcas alemãs – decidiu divulgar estas fotos de pré-apresentação do Stinger GT.
O novo sedan tem 365 CV e um binário de 509 Nm, que permite chegar dos 0-100 km/h em 5,1 segundos, só menos 0.4 segundos que um Audi S4! A tração é às rodas traseiras, a caixa uma unidade automática… Vá lá, confesse, parece-lhe um carro coreano?
ZERO A CEM EM 5,1 SEGUNDOS!
O Stinger vai surgir inicialmente com dois motores, um 2.0 litros de quatro cilindros com 252 cv, capaz de realizar a aceleração 0-100 km / h em apenas seis segundos. Mas, certamente mais divertido será o 3.3 litros de configuração V6 com 365 CV atinge 100 km / h em 5,1 segundos de zero, o que representa a maior aceleração na história da marca coreana.
Para tornar a condução mais confortável, tem um pára-brisa ajustável em altura, projetor de dados que fornece os dados mais importantes, como a velocidade, navegação por setas ou controle de cruzeiro.
Além disso, inaugura duas novas características, um sistema de suspensão controlada eletronicamente, o (DSDC) no tema da segurança, assim como outro opcional capaz de alertar o condutor mais distraído ou sonolento ao volante.
O DSDC permite cinco modos de condução distintos, disponíveis num selector, cuja informação fica visível no mostrador central.
De acordo com quem já o conduziu, o DSDC é eficaz no seu modo Sport e "muito dócil" no modo Comfort, ofercendo a possibilidade de de se adaptar ao nosso modo condução preferido, sendo neste segundo modo possível endurecer ou suavizar as suspensões dianteiras e traseiras (de forma independente).
O Stinger tem data prevista para chegar ao mercado no início do mês de outubro. O seu preço deverá superar o preço do Óptima GT, que na versão base custa €31.452.