A Yamaha V-Max é uma moto de estilo cruiser feita pela Yamaha desde 1985, conhecida por seu potente motor V4, transmissão por cardã e estilo único.
Após o seu lançamento em 1985, a V-Max ganhou aclamação imediata e ganhou o título de "Moto do Ano” na prestigiada Cycle Guide. Comercializada no Japão e no exterior, a V-Max recebeu apenas ligeiras modificações desde 1985 até ao modelo de 2007.
A V-Max desde cedo se destacou pela sua aceleração poderosa, mas em simultâneo ‘choveram’ muitas criticas pelo seu difícil comportamento em curva e suspensão demasiado macia.
Em 2005, no 39º Tokyo Motor Show, a Yamaha mostrou então uma nova concept-bike da V-Max. Apresentou então um novo quadro, muitos componentes reconfigurados, e um sistema de travagem híper-poderoso.
No dia 4 de junho de 2008, a Yamaha lançou oficialmente a VMAX de 2009 completamente redesenhada 2009 na América do Norte e Europa.
As características da VMAX revelam então um quadro totalmente em alumínio, com os seus 1.679 cc do motor V4 DOHC com refrigeração líquida, sistema que utilizava como um membro salientou do chassis, um painel de instrumentos eletroluminescente, Yamaha Chip Controlled (YCC-I), suspensão totalmente ajustável, travões anti-lock, embreagem deslizante, um tanque de combustível sob o assento, e com uma chave distinta.