top of page
motores7magazine

Lotus Exige Race 380: Exclusivo para pista | Motores

Evolução da versão de estrada, o recente Exige Sport 380, o Race adota uma série de especificações que permitem o uso exclusivo em pista. Foi mais veloz 1.23 segundos que o melhor tempo obtido até à data sobre o traçado britânico da Lotus, em Hethel.

Adora travagens poderosas e chicanes. Uma escolha limitada em sentido absoluto, mas ampla se pensarmos que o novo Exige Race tem a faculdade de se adaptar facilmente a qualquer circuito onde o levamos. Um preâmbulo alternativo, muito pouco habitual em outros desportivos de série, porque este Lotus foi desenvolvido exclusivamente para ser utilizado em circuito.


O novo Race 380 deriva diretamente do Sport 380 e na pratica, substitui o Exige Cup R – carro que consegue ser 1,5 segundos mais rápido que o Sport no lendário traçado de Hethel, o circuito onde são experimentados todos os Lotus.

O melhor tempo cronometrado por volta do Race 380 foi 1.23s e 5 décimos mais rápido que o Exige Cup R.

O QUE MUDA NO RACE 380

Os seus componentes passaram por uma profunda transformação. O seis cilindros com arquitectura em V desenvolve 375 cavalos de potência e 410 Nm de binário. O valor de potência é semelhante ao do Sport 380, no entanto, o facto mais relevante do ponto de vista do desempenho assenta no seu peso a seco, que desce para 998 kg; o Sport tem peso anunciado de 1.066 kg.


Também importantes são os 240 kg de downforce do Lotus Exige Race 380 que lhe permitem atingir a velocidade de 270 kmh. Foi bastante trabalhado na aerodinâmica, que beneficia de novas saídas de ar no arcos das rodas dianteiras e traseiras.


O quadro de alterações no poderoso desportivo inglês completa-se com uma nova caixa de seis velocidades sequencial X-Trac, com patilhas no volante, juntamente com um novo diferencial autoblocante de deslizamento limitado. O escape é em titânio.


LOTUS EXIGE 380 SPORT

LOTUS EXIGE 360 CUP


0 visualização0 comentário
bottom of page