Quem diz que já viu tudo, está redondamente enganado. Senão vejamos. No CES de Las Vegas, um certame dedicado à eletrónica e seus últimos avanços, a Panasonic aposta nos carros autónomos… em forma de bolha!
É assim. Num automóvel em forma de bolha, os passageiros, em vez de se ocuparem com o trajeto, sentam-se à frente uns dos outros com uma mesa de permeio… podem até jogar às cartas, falar dos últimos reality shows, ou discutir o melhor do fim-de-semana da Premier League levados no trânsito pelo carro-bolha.
No interior do concept, não existem pedais de travão ou acelerador - isto é, nível 5 de autonomia, o patamar mais elevado no que concerne a condução autónoma. Já quanto à habilitação legal para se conduzir… vai de certeza ser um enorme quebra-cabeças… sobretudo para as escolas de condução.
Para se ter uma ideia sobre tudo isto, a maioria dos países já tem legalizada a autonomia de nível 2, enquanto outro tentam alcançar o nível 3.
A ideia da Panasonic passará por remodelar o próprio conceito de 'automóvel' mais próximo das necessidades das pessoas, daí os veículos em forma de bolha que ocupam menos espaço nas estradas e necessitam de menos energia para se moverem.
Na verdade, a autonomia total ainda está a alguns anos de distância - dependendo da rapidez com que as infraestruturas e os regulamentos serão estabelecidos por forma a tornar a circulação dos autónomos segura -, mas a Panasonic parece apostada em contribuir para essa rápida chegada ao futuro.