Os principais argumentos do Toyota GT86 sempre foram a facilidade de condução e as sensações que oferece, muito mais do que a performance pura.
A versão de 2017 mostra um ligeiro ganho na potência do coupé nipónico.
Ao criar o coupé GT86, a marca japonesa procurou um carro que transmitisse o prazer da condução pura num chassis simples, compacto e divertido. Inspirado em modelos desportivos da marca como o Toyota Celica 2000 GT e Corolla AE86, o GT86 apresenta um centro de gravidade baixo e uma configuração de motor dianteiro e tração traseira.
O motor que o anima é um quatro cilindros "boxer" horizontalmente oposto, aspirado, de 2.0 litros e com elevadas rotações, produzido pela Subaru e equipado com a injeção de combustível direta do Toyota D-4S.
Porém, com estes argumentos o sucesso do GT86 acabou por não ser significativo após o seu lançamento em 2012.
MUDANÇA LIGEIRA
Entre as várias novidades do coupé nipónico, começamos por aquela que mais críticas recebeu até agora: a potência do motor. A Toyota aproveitou esta atualização para aumentar ligeiramente a potência do GT86.
O aumento não é significativo, são apenas mais 5 cv extraídos do motor 2.0 boxer, que passa agora a debitar 205 cv e 212 Nm de binário máximo.
Por conseguinte, as prestações não sofreram alterações: 0-100 km/h em 7,6 segundos e 226 km/h de velocidade máxima.
Em termos estéticos, a zona frontal é agora dominada por uma nova entrada de ar inferior de maiores dimensões que acentua o estilo baixo e largo do desportivo da Toyota. O novo para-choques frontal é complementado com um novo design das óticas dianteiras bi-LED, e nova moldura das luzes de nevoeiro.
A traseira é dominada pelos novos farolins em LED e também um novo para-choques. As jantes de liga leve de 17 polegadas surgem agora com um novo design raiado ainda mais apelativo.
O interior apresenta materiais mais suaves ao toque, nomeadamente no forro e no painel das portas, além de novos revestimentos em couro e alcantara no tablier. Os bancos têm uma costura vermelha e o volante desportivo inclui os comandos de áudio e o logotipo 86.
O painel de instrumentos conta agora com novo mostrador multi-informações a cores de 4,2” (com informações de: forças G, potência, binário…). Na consola central surge um novo sistema tátil de áudio e multimédia.
O chassis foi reforçado, foram implementadas melhorias na resposta da direção - originando um aumento da manobrabilidade, maior estabilidade e conforto – e a suspensão apresenta novas afinações nos amortecedores e molas.
Os principais argumentos do GT86 sempre foram a facilidade de condução e as sensações que oferece, muito mais do que a performance pura. A versão de 2017 mostra um ligeiro ganho na potência deste coupé que pode ter transmissão manual ou automática com patilhas no volante.
Em Portugal, a Toyota propõe o GT86 2.0 Sport com Transmissão Manual por €44.100 e por €45.600 a versão com Transmissão Automática e patilhas no volante.
Performances e consumos
Toyota GT86 2.0 Boxer 6M/T | 2.0 Boxer 6A/T
Velocidade máx. (km/h) 226 | 210
0-100 km/h 7.6 | 8.2
Consumos combinados (l/100km) 7.8 | 7.0