FRANKFURT | Nada nos garante que esta apresentação de um novo produto da FCA em solo alemão, seja apenas um acaso.
Até porque, pouco dias dias depois os nibelungos do governo de Merkel, escolheram aleatoriamente aguns dos modelos que experimentamos para serem submetidos a testes de emissões nocivas.
Mas o melhor é ir direito ao assunto e não ficar a queimar células do cérebro. Até porque estamos a falar de um produto interessante como o volumoso Jeep Grand Cherokee, revisto quanto baste, mas acima de tudo mais "off-road", pelo menos na versão Trailhawk que entra numa lista ao lado das versões Laredo, Limited, Overland, Summit e SRT .
O Trailhawk tem rodas de 18” e pneumáticos Goodyear Adventure, suspensão pneumática Quadra-Lift, transmissão Quadra-Drive II, com blocagem electrónica do diferencial, posterior ou central. Em suma, aquilo que os entusiastas do puro off-road mais apreciam.
Mesmo nos teste que realizamos em trilhas particularmente difíceis, daquelas que muitos hesitariam em levar o seu carro, seja ele qual for, o Grand Cherokee provou ser fácil de conduzir, mesmo para os menos experientes - com a capacidade de bloquear os diferenciais e muitas ajudas electrónicas. Isto, apesar do seu peso, em certas situações se fazer sentir bastante. Mas este cenário exigente é o ideal para experimentar o Grand Cheorkee, porque em estradas normais não tem qualquer problema e até lida com as curvas de modo bastante animado.
PARA USO EXTREMO!
Falemos então do Cherokee puxado pelo motor 3.0 CRD de 190 e 250 cv. No que concerne à estética, o Trailhawk é caracterizado por um inédito pára-choques dianteiro, uma decoração anti-reflexo sobre o capô, placas de protecção inferiores e tampas de espelhos Cinzento Neutro. No interior apresenta assentos de couro com interior de camurça e o sistema UConnect com tela sensível ao toque de 8”/4 e sistema de navegação.
Ao mesmo é adicionado o sistema de "Off Road Pages" que coloca sobre controlo o Grande Cheroskee e o “Select-Terrain” para o fora-de-estrada com a funcionalidade Hill Ascent, muito útil nas subidas e descidas íngremes.
E este são os dados para dar ao Grand Cherokee uma utilização extrema: um ângulo de ataque de 29"8 °, ângulo de descida em rampa de 27,1 ° e ângulo de saída em rampa de 22,8 °.
A altura ao solo é de 27,4 centimetros, valor suficiente para imitar os feitos de Indiana Jones. Quanto aos motores, como já dissemos, está disponível uma unidade de 3.0 litros CRD de 190 cv, ou noutra versão com ‘upgrade’ para os 250 cv de potência.
Falamos de um turbodiesel V6 que tem o único defeito de ser "sentir" um pouco "demais”.
TRANSMISSÃO DE OITO VELOCIDADES
A novissima transmissão automática de 8 velocidades permite uma maior economia de consumos, uma aceleração mais rápida e passagens de caixa ainda mais suaves e rápidas. A nova caixa de velocidades totalmente eletrónica permite a passagem entre modo automático para manual, inclusive em movimento, ativando as patilhas no volante.
Mais de 40 mapeamentos de transmissão otimizam a fluidez das passagens de caixa, as prestações, o desempenho e manobrabilidade do veículo para responder
especificamente às diferentes condições de condução.
Para determinar o mapeamento de mudanças ideal, o software tem em consideração
vários parâmetros, tais como a aceleração, o binário utilizado, a velocidade, os angulos de inclinação, as deteções de fricção e subida. O resultado de toda esta tecnologia são passagens de caixa otimamente ajustadas para satisfazerem as necessidades de desempenho de qualquer estilo de condução.
Motor 3.0L Diesel V6 Multijet de 250 CV a 4.000 rp/m
- 250 cv a 4.000 rp/m
- transmissão automática de 8 velocidades com Eco Mode
- capacidade de reboque de até 3.500 kg
- emissões de C02 reduzidas em 9% * (ciclo combinado), em Eco Mode
- redução do consumo de combustível em 10% * (ciclo combinado), em Eco Mode
- controlos de mudanças no volante
Preço Grand Cherokee 3.0 CRD V6 Limited (5 portas) €88.190,00
O MAIS DESPORTIVO SRT
A versão mais desportiva é o Grand Cherokee SRT, também com a transmissão automática de oito velocidades, que permite ao motor HEMI de 6,4l V8 expressar melhor toda a sua potência extraordinária.
O novo Jeep Grand Cherokee SRT oferece, em comparação com o modelo anterior, mudanças de velocidade mais rápidas e tempos ainda mais reduzidos. Tudo isto graças a índices de motor mais próximos e a capacidade de manter durante mais tempo o propulsor HEMI V8 no melhor ponto da sua curva de binário.
O novo “launch control” também lhe permite ter um desempenho de aceleração de ""racing"". Este dispositivo, controlado por um botão existente na base das novas
mudanças na consola central, imita a entrada de um piloto profissional piloto para otimizar as prestações do Cherokee SRT, alinhando o motor, as mudanças, a transmissão, o controlo de estabilidade e suspensão.
O Grand Cherokee SRT também resultou no veículo Jeep mais manobrável de sempre, com uma pontuação de .90 g no teste skidpad.
A transmissão inclui a caixa de transferência através de controlos dinâmicos para o Selec-Track. Este sistema oferece cinco configurações diferentes de velocidade nas modalidades "Auto", "Sport" e "Track", em que 70% do binário motor é transferido para o eixo traseiro para uma experiência de condução sem precedentes." Um pequeno click muda tudo… de modo instantâneo!
Motor de 6.4 litros HEMI V8
- 468 cv a 6250 rp/m
- 624 Nm de binário a 4100 rp/m
- Launch Control
- Caixa automática de 8 velocidades
- Pneus Pirelli PZero 295/40 ZR20
Preço Grand Cherokee 6.4 L V8 SRT (5 portas) €138.700,00