top of page
motores7magazine

Empreender para futuro | Motores


NISSAN | Combinando um alto sentido de estilo, visível no design emocional, espaço generoso, conforto e tecnologia apropriada a um sedan de qualidade, o ‘concept’ Vmotion 2.0 segue a filosofia de um estilo de vida em movimento – “Mobilidade Inteligente” em modo semi-autónomo. Por Ricardo Ferreira



Dentro de uma semana será apresentado no Auto Show de Toronto, no Canadá este sedan sumptuoso, a par do Nissan Qashqai de 2017. O Vmotion 2.0 Concept é uma evolução da assinatura de design da frente "V-motion" vista em muitos dos produtos atuais da Nissan, como o crossover de tamanho médio Murano e o desportivo Maxima de 4 portas.


LIFESTYLE DE EMOÇÕES

O V-motion reflete no fundo uma evolução de design seguindo uma forma tridimensional inteligente, para criar o volume e a arquitetura do veículo, acentuadas por linhas de caráter nítidas que ressoam por todo o corpo. Este novo ‘concept’ apresenta um desenho, que parece iniciado a partir do perfil do desportivo Nissan GT-R, mas com linhas menos assimétricas e que lhe dão um tom mais civilizado, apropriado ao lifestyle do cliente que pretende um sedan moderno e confortável sem prescindir do caráter de um grande desportivo.

E esta silhueta dramática, com uma superfície corporal distinta já valeu dois prémios ao Nissan Vmotion 2.0: o triunfo no “EyesOn Design Award 2017” e outro prémio como “Best Concept’ pela “Melhor Inovação no uso de Cor, Gráficos e Materiais.



Proporcionando pistas sobre o futuro da “Nissan Intelligent Mobility”, preconiza assim a Nissan o objetivo de alcançar a curto prazo as metas “zero emissões e zero fatalidades” com o Nissan Vmotion 2.0 Concept, nomeadamente por via de uma condução semi-autónoma.

Para esse efeito foi apresentado neste carro o Nissan Intelligent Driving, um dos três elementos centrais da Nissan Intelligent Mobility. O sistema “Intelligent Driving” ajuda a proporcionar uma experiência de condução segura e confortável através do sistema ProPILOT concebida para, em última instância, permitir que o veículo conduza em modo autónomo - não apenas na estrada e em condições de tráfego pesado -, mas também em estradas urbanas com intersecções.


O 'concept' Vmotion é mais curto que o Altima mas mais largo entre vias e no interior. Um sedan com conforto e linha desportiva


O sistema de condução automatizado ProPilot da Nissan será também empregue na futura geração do elétrico Leaf, no qual vai permitir trabalhar o acelerador, travões e volante a velocidades de circulação legais. No entanto, o condutor terá de retomar o controlo do veículo em mudanças de direção e ultrapassagens.

Também sempre que o ProPilot atuar a grelha do carro e o difusor traseiro ficam de pronto iluminadas permitindo que os outros percebam que o sistema está em uso. Também no exterior, a par com os faróis estreitos de LED, a superfície lateral ousada liga com o painel maçiso do tejadilho preto, abrindo-se a ponta do véu para um futuro sedan familiar


INTERIORES SUMPTUSOS

No interior o Vmotion 2.0 apresenta assentos de couro de cor clara, complementados por uma imitação de madeira nas portas e chão, numa configuração que liga bem com a tela widescreen que brota do painel com os instrumentos digitais e a interface multimédia.

Outra curiosidade, o volante que é cortado na parte superior - não muito diferente da unidade encontrada no Adam Batmobile do Oeste - por forma a permitir que o condutor e passageiro tenham uma visão completa de todo o painel, o volante é cortado na parte superior, não muito diferente da unidade encontrada no Adam Batmobile do Oeste.



Um touchpad na consola central para o infoentretenimento e nem sequer falta outros ‘bombons’ para os passageiros do banco traseiro que podem apreciar uma tela de exibição menor que imita muitas das informações exibidas na frente. Amplo no espaço, o Vmotion é ligeiramente mais curto que o atual Altima mas é mais largo e com um espaço adicional entre a frente e as rodas traseiras.




VIDEO



0 visualização0 comentário
bottom of page