NOTICIAS | O Grupo PSA (Peugeot, Citröen e DS) confirmou a possibilidade de vir a adquirir a Opel, confirmando que a aliança que tem vindo a ser implementada com a General Motors desde 2012, poderá resultar numa eventual aquisição da Opel.
A análise desta eventual compra e de outras sinergias, tem vindo a ser desenvolvida em conjunto com a GM. O comunicado emitido pelo Grupo PSA avança que a aliança que tem vindo a ser implementada com a General Motors pode vir concluir-se com uma eventual aquisição da marca até agora com sede em Rüsselsheim, Alemanha.
Há cinco anos, ainda com o setor automóvel a atravessar uma crise profunda o Grupo PSA e a GM formaram uma aliança com os seguintes objetivos: estudar possibilidades de expansão e de cooperação, melhorar a rentabilidade e eficiência operacional. A venda em 2013, por parte da GM, dos 7% que detinha do capital da PSA, não afetou a Aliança.
Dessa Aliança resultaram três projectos em conjunto na Europa onde podemos encontrar o recém apresentado Opel Crossland X (plataforma aumentada do novo Citröen C3), o futuro Opel Grandland X (plataforma do Peugeot 3008) e um pequeno comercial ligeiro.
Os objectivos destas conversações não se alteraram relativamente a 2012 e agora a novidade passa pela possibilidade da Opel, e por acréscimo, a Vauxhall, saírem da esfera do gigante americano e integrarem o grupo francês, como se pode ler no comunicado oficial da PSA:
“A General Motors e o Grupo PSA examinam regularmente possibilidades adicionais de expansão e de cooperação. O Grupo PSA confirma que, em conjunto com a General Motors, está a explorar inúmeras iniciativas estratégicas que visam melhorar a sua rentabilidade e eficiência operacional, incluindo uma possível aquisição da Opel. Neste momento não existe qualquer garantia de que um acordo será alcançado.”
OPEL VENDE MAIS DE UM MILHÃO DE VEÍCULOS NA EUROPA
Neste momento o volume de vendas da Opel no Continente Europeu atinge mais de um milhão de veículos/ano, o que significa que a acontecer, esta fusão deverá alterar a estrutura do mercado. Considerando os números de 2016 e com a Opel na esfera da PSA, a quota de mercado deste grupo na Europa chegaria aos 16.3%. Atualmente o grupo Volkswagen tem uma quota de 24.1%.