INDUSTRIA | Sabia que o protótipo elétrico Porsche Mission E, tem vindo a utilizar baterias da Efacec? É verdade. E os responsáveis de Estugarda adquiriram os primeiros dois supercarregadores de 350 kW da fábrica portuguesa, capazes de elevar a autonomia do protótipo para 500 km, batendo assim o Tesla Model S.
Por Ricardo Ferreira
Depois de no verão de 2016 ganhar um lucrativo contrato com a Porsche para fornecimento de carregadores de baterias, a Efacec - líder mundial no mercado de infra-estruturas de carregamento rápido - viu agora a marca de Estugarda adquirir os primeiros dois carregadores de 350 kW construídos na empresa nacional controlada pela empresária angolana Isabel dos Santos.
Utilizados até agora nos testes do protótipo elétrico Mission E do fabricante alemão, pelos vistos os resultados estão à altura das expetativas.
SUPERCARREGADORES COM 350 kW PARA O PORSCHE
Os supercarregadores de 350 kW destinam-se a alimentar as baterias, não dos automóveis eléctricos de hoje, mas dos carros de amanhã e com baterias de diferentes características. Ainda de iões de lítio, mas com uma tecnologia mais sofisticada e dispendiosa, que as compatibiliza com cargas ultra rápidas, através de carregadores muito mais potentes. O Porsche Mission E faz uso dessa tecnologia desenvolvida pelos técnicos portugueses da Efacec e estes carregadores têm sido utilizados nos vários protótipos que o construtor tem em fase de testes.
O protótipo Mission E surgiu no Salão Automóvel de Frankfurt de 2015, então com motores à frente e atrás, totalizando 592 cavalos de potência. No entanto, para se alimentarem motores elétricos muito potentes, existe a necessidade de se ter a bordo carregadores à medida. E dai, à utilização da sofisticada tecnologia da Efacec no futuro Porsche elétrico, foi apenas um pequeno passo.
A necessidade de ter-se no protótipo alemão um sistema de carregamento apropriado e que fizesse tudo funcionar a uma tensão de 800 V, nada menos do que o dobro dos habituais 400, acabou sendo crucial no uso do carregador desenvolvido por técnicos portugueses no protótipo em testes.
AUTONOMIA SUPERIOR A 500 KM COM RECARGAS EM 15 MINUTOS
O Mission E foi anunciado com uma autonomia superior a 500 km e uma velocidade máxima de 250 km/h, sendo capaz de atingir os 100 km/h ao fim de apenas 3,5 segundos, para depois fazer o mesmo com os 200 km/h ao fim de mais 5,5 segundos.
No entanto, onde a Porsche mais quer brilhar é no capítulo da rapidez da recarga e precisa de supercarregadores com potências superiores a 150 kW. Seriam estes a conseguir garantir 80% da carga em apenas 15 minutos, o que é menos tempo do necessário, para um curto contato de negócios, ou para tomar um café.
No entanto, com os supercarregadores da Efacec, de 350 kW, esse tempo de recarregamento pode ficar ainda mais reduzido.
O elétrico Porsche Mission E deverá ficar está à venda em 2020, prevendo-se a venda de 20.000 unidades por ano numa primeira fase.
A Efacec, que é controlada pela empresária angolana Isabel dos Santos, fechou 2015 com vendas de 426 milhões de euros.
"ATÉ AO PRESENTE, É O MAIOR PROJETO DE MOBILIDADE ELÉTRICA NA ALEMANHA"
A Efacec foi escolhida para fornecer os primeiros 49 carregadores rápidos para veículos eléctricos nas auto-estradas da Alemanha, cuja instalação foi recentemente concluída. Trata-se da primeira fase de um projecto que visa infra-estruturar, até 2018, auto-estradas germânicas com 400 postos de carga rápida de veículos eléctricos. "Até ao presente, é o maior projecto no âmbito da mobilidade eléctrica na Alemanha", refere a Efacec.
"Quando concluída, esta rede irá abranger as principais auto-estradas alemãs, com pontos de carregamento a cada 30 quilómetros, possibilitando, numa fase inicial, o carregamento rápido gratuito a todos os utilizadores de veículos eléctricos", realça a empresa portuguesa.
Este projecto é promovido, em cooperação com a RWE, pela Autobahn Tank&Rast, que, em conjunto com os seus parceiros, fornece um conjunto de serviços nas auto-estradas alemãs – opera em cerca de 350 gasolineiras e 390 áreas de serviço, incluindo aproximadamente 50 hotéis. A Efacec controlada por Isabel dos Santos fechou o ano de 2015 com vendas de 426 milhões de euros.