MOTOCROSS | É já este fim-de-semana que tem início o Campeonato Nacional 2017.
Para acolher a jornada imaugural, a FMP (Federação Motociclismo Portugal) nomeou o Crossódromo de Alqueidão, num regresso da localidade junto a Torres Novas ao 'saboroso convívio do MX.
A pista que regressa ao campeonato nacional (após 13 anos de ausência) está junto a Torres Novas e conta com um traçado de 1600 metros para receber os pilotos das classes MX1, MX2, Júniores, Iniciados e ainda as 2 Tempos, uma novidade em 2017 no panorama do motocross nacional.
Com os bilhetes a terem um custo de oito euros no dia e local da prova, espera-se assim uma grande enchente humana no regresso do campeonato nacional a uma das suas pistas mais carismáticas, desenhada no Parque Desportivo José Henrique Carvalho, em Alqueidão.
UM TOTAL DE 9 PROVAS
Tal como em 2016 os campeonatos nacionais de motocross voltam a contar com nove etapas no calendário, sendo de sublinhar o regresso de duas das catedrais da modalidade ao ‘activo’: Alqueidão e Águeda.
No mesmo ano em que o campeonato do mundo regressa a Águeda em conjunto com os Europeus de 125, 150 e 250, a pista do Casarão acolhe igualmente acolher uma das rondas do campeonato interno, a 14 de Maio, quinze dias antes da chegada à pista bairradina das ‘estrelas’ mundiais da modalidade.
Alqueidão e Águeda, são pois dois circuitos de terra que estão de volta, para ‘aquecer’ ainda mais o interesse dos fãs da modalidade. E, no caso de Alqueidão, duas semanas depois as coisas voltam a aquecer com a passagem do Regional Ribatejo MX ao crossódromo da região.
Os nosso 'craques' do Nacional de MX
Regresso do nacional e campeonato do mundo a Águeda em 2017
125 2T EM ESTREIA
Outra das novidades em 2017 será a nova classe 125 2T que dividirá as pistas juntamente com as MX2. Destina-se a motos com motores a dois-tempos, com capacidade entre os 125cc e os 144cc, sem limite de idade para os participantes.
O objectivo da nova classe visa não apenas permitir aos jovens pilotos oriundos dos Iniciados fazerem a transição ao escalão maior de uma forma mais suave sem terem que obrigatoriamente competir de imediato com uma 250, mas também permitir a todos aqueles que querem competir com um baixo custo terem a sua oportunidade de participar no campeonato.
REGIONAIS SÃO APOSTA
Dando continuidade à sua aposta nos troféus regionais a Federação de Motociclismo de Portugal irá em 2017 dar apoio total a este tipo de competição que tanta popularidade tem vindo a conquistar nos últimos anos.
MX Ribatejo, Sintra MX, Pentacontrol, Açores e Madeira serão novamente uma realidade em 2017, sendo que no MX Ribatejo estará igualmente presente o Troféu Suzuki e uma classe Senhoras.
ESCOLAS AJUDAM JOVENS
Contando com a experiência de nomes como os de Hugo Santos ou Luis Ferreira a Escola de Motocross da FMP irá continuar no próximo ano a promover estágios para amadores e também nas ilhas (Açores e Madeira) apoiando ao mesmo tempo as participações de jovens pilotos em provas de cariz mundial ou europeu, o mesmo se passando com Luis Outeiro que estará de novo no Europeu 150 tal como a selecção que estará na Coupe De L’Avenir na Bélgica.
CALENDÁRIO DO NACIONAL DE MX 2017
5 de Março – Alqueidão
19 de Março – Freixo de Espada à Cinta
9 de Abril – Marinha das Ondas
16 de Abril – Casais S. Quintino
30 de Abril – Granho
14 de Maio – Águeda
21 de Maio – Moçarria
28 de Maio – Fernão Joanes
11 de Junho – Vieira do Minho
PROVAS INTERNACIONAIS
27 e 28 Maio – Europeu MX 65 e 85cc (Fernão Joanes)
1 e 2 de Julho – Mundial MX (Águeda)