top of page
motores7magazine

Elétrico Zoe vitaminado | Motores


APRESENTAÇÃO | O Renault ZOE e-Sport Concept revela o compromisso da Renault no desenvolvimento do automóvel elétrico desportivo. Concebido com base num ZOE de série, este é um automóvel de competição com muitos dos ensinamentos colhidos no campeonato de Fórmula E.

 

O ZOE e-Sport Concept é como o próprio nome indica, um concept-car com 1400 kg (450 kg são baterias) e carroçaria totalmente em carbono. O nível sonoro, como num monolugar da Fórmula E, limita-se essencialmente aos rolamentos da transmissão e à fricção dos pneus...


A conceção e a regulação do chassis do ZOE e-Sport Concept beneficiam da competência técnica da equipa da Renault Sport Cars, especialista nos automóveis desportivos mais radicais do Grupo Renault. O carro está isento dos esticões e ruídos que caraterizam um automóvel térmico desportivo.


As escolhas técnicas foram orientadas pela procura dos mais elevados desempenhos. O chassis de aço tubular, concebido pela TORK Engineering, deriva dos modelos da Renault Sport anteriormente presentes nas provas de montanha ou sobre o gelo. Apresenta uma distância ao solo baixa, vias alargadas e 4 rodas motrizes, para assegurar uma passagem em curva irrepreensível.

As suspensões do tipo "duplo triângulo" dianteira e traseira, provenientes diretamente da competição, garantem, em todas as situações, a precisão da geometria dos eixos, sendo transmitida a totalidade da potência do automóvel ao solo por via de rodas de 20 polegadas.


Além dos discos de travões de grandes generosos para conferirem acentuado poder de travagem, o Zoe e-Sport conta com amortecedores reguláveis de tipo "4 vias" OHLINS, igualmente provenientes da competição. Adaptam o chassis aos diferentes tipos de circuitos e de condução, tal como sucede no Renault Mégane R.S. 275 Trophy-R.

Com esta ligação ao solo de elevado desempenho e totalmente regulável, também é possível uma utilização radical do ZOE e-Sport Concept em circuito.

"O caderno de encargos do Renault ZOE e-Sport Concept era simples: "deixem-se levar!. Assim, imaginámos um automóvel que juntasse os universos de série e da competição… para os amantes de sensações fortes!", afirma Stéphane Janin, Diretor de Design dos Concept Cars.

ZERO A 100 KM/H EM 3,2s

De acordo com a marca, o ZOE e-Sport Concept alcança um desempenho assinalável: alcança os 210 km/h em velocidade máxima, e atinge-a em em menos de 10 segundos; vai de 0 aos 100 km/h em 3,2 segundos. Conta para esse feito com 2 motores com uma potência total de 340 kW, ou seja, 460 CV; a título de comparação, um monolugar da Fórmula E tem apenas 270 CV de acordo com o regulamento da FIA.

Os dois motores são idênticos e estão situados na dianteira e traseira do veículo. Utilizam a tecnologia de íman permanente de alta capacidade, tal como na Fórmula E e as 2 baterias têm uma capacidade de armazenamento de 40 kWh cada.

O extremamente elevado binário de 640 Nm (320 Nm por motor), do ZOE e-Sport Concept está disponível quase de imediato. Em algumas décimas de segundo atinge um regime de 4300 rpm.

 

A gestão energética é totalmente parametrizável e regulável, antes de cada utilização e na pista. As regulações eletrónicas propõem 4 modos de condução, ajustes que podem privilegiar o desempenho desportivo ou a autonomia, adaptando-se igualmente ao tipo de circuito e ao estilo de condução - através da dosagem da potência atribuída a cada motor para acionar as rodas dianteiras ou traseiras.

Como na Fórmula E, o sistema de arrefecimento a ar/água assegura que a eletrónica e as baterias se mantêm à temperatura correta e inclui um radiador instalado em posição frontal.


CHASSIS EM CARBONO

A carroçaria do ZOE e-Sport Concept é construída em carbono, tal como a dos monolugares da Renault e.dams. A aerodinâmica é assegurada por uma lâmina sob o para-choques dianteiro, um fundo plano, um extrator de ar sob o para-choques traseiro (também inspirado na Fórmula E) assim como por um defletor em carbono no portão traseiro que integra a linha de iluminação para a luz de stop. Não falta no interior o o arco de segurança tubular em aço, equipado com proteções em Kevlar - que cumpre as normas de segurança da FIA - dois bancos baquet RECARO, equipados com arnês de competição assim como os parâmetros de regulação do grupo motopropulsor e da gestão da energia no painel de bordo.

Estes estão disponíveis em 3 ilhas centrais, dedicadas ao comando da caixa, ao modo de andamento (4 combinações possíveis) e à repartição da travagem.


As cores e os materiais utilizados no habitáculo evocam o caráter desportivo como o azul do monolugar elétrico e.dams da Renault Sport. Os bancos, o volante e os painéis das portas estão revestidos por Alcantara pespontado.

 


0 visualização0 comentário
bottom of page