NOTICIAS | A segunda temporada do campeonato TCR Internacional começa em Abril e a Volkswagen parte como favorita depois de conquistar o primeiro título com o Golf GT TCR e Stefano Comini. Conheça o novo ‘set-up’ para 2017 do carro-campeão.
Terminada a presença da VW no Mundial de Ralis, a VW Motorsport ficou com apenas um projeto em mãos, a evolução do VW Golf GTI TCR. Apesar de ter sido campeão, o Golf conheceu algumas dificuldades e foi ligeiramente melhorado, com um acréscimo de 20 CV na potência e uma melhoria no chassis.
O carro ganhou uma carroçaria muito mais agressiva, com alargamentos das cavas das rodas, muito mais retilíneas que o anterior modelo, para lá de amplas aberturas na parte traseira para escoar o ar quente. Com este novo pacote aerodinâmico, a VW reclama menor arrasto, mas um bem maior apoio aerodinâmico.
Outra área beneficiada foi a fiabilidade, enquanto o motor agora se estica até aos 350 CV, extraídos do bloco 2.0 litros sobrealimentado. Ficam assim mais 20 CV disponíveis, no entanto a mudança mais significativa foi a entrega de potência no motor. Os técnicos da VW trabalharam, igualmente, na utilização da caixa sequencial de seis velocidades, sobretudo na modo como pode ser controlada e melhorar os arranques. O peso, com piloto incluído, é inferior a 1300 quilos.
Recorde-se que, em Portugal, o VW Golf GTI TCR foi vice-campeão nacional em 2016 com o Team Novadriver e os pilotos Francisco Abreu e Manuel Gião.
A equipa liderada por César Campaniço, pluri-campeão nacional de velocidade e o único piloto português campeão europeu de karting, receberá as novas peças para o carro e estará envolvida mais um ano no Campeonato Nacional de Velocidade com o Golf GTI TCR.