top of page
motores7magazine

Range Rover Velar: estradista de luxo


APRESENTAÇÃO | A marca de luxo da Land Rover revelou o novo Velar, modelo que vem rivalizar com o Porsche Macan, situando-se na gama entre o Evoque e o Range Rover Sport. Preços a partir dos 68.212 euros, no final do verão.

 

O novo modelo está disponível para encomenda desde já, mas só chega ao mercado no final do verão. Os preços começam nos 68.212 euros, valor muito semelhante ao do Porsche Macan (68.202€), o seu rival mais direto. Nas palavras de Gerry McGovern, o diretor de estilo da Land Rover, “este é o Land Rover mais estradista que fizemos até agora, mas ainda assim tão capaz como os outros. É um novo tipo de Range Rover para um novo tipo de consumidor.”


E parece que o Velar já conseguiu penetrar de forma clara no mercado, pois segundo informações da própria marca, desde que a Land Rover divulgou a primeira imagem do novo modelo, foram recebidos 40 mil registos de intenção de compra. Além de buscar novos clientes para a marca, o Velar estreia um interior mais tecnológico que, acreditamos, se vai estender a toda a gama Range Rover assim que os modelos forem sendo renovados.


A PLATAFORMA DO F-PACE

O quarto elemento da gama Range Rover, o Velar herda o nome dos primeiros protótipos do Range Rover original e vem situar-se entre o Evoque e o Range Rover Sport.

Em termos técnicos, o Velar partilha a base com o Jaguar F-Pace, pelo que tem a mesma distância entre eixos (2874 mm, embora seja ligeiramente maior que o Jaguar, com 4,8 metros de comprimento), a mesma arquitetura em alumínio e a linha de montagem em Solihull. Já ao contrário do F-Pace, o Velar só está disponível com tração integral e equipado com toda a tecnologia “off road” da Land Rover, incluindo o Terrain Response 2. E porque as capacidades fora de estrada são intocáveis para a Land Rover, o Velar consegue atravessar travessias a vau até 650 mm.


O responsável pelo programa do Velar, David Doody, disse durante a apresentação do Velar em Londres: “Como SUV de tamanho médio, tem menos inércia que os modelos maiores, logo é mais ágil. E foi isso que procurámos, dar ao Velar um cunho mais desportivo do que ser um puro e duro Range Rover.”



O ‘estradista’ Range Rover Velar dispoe de seis opções de motorizações, todas acopladas a uma caixa de oito velocidades automática. Começa com o modelo base equipado com o bloco 2.0 litros Ingenium turbodiesel com versões de 180 CV (430 Nm) e 240 CV (500 Nm). O motor de entrada a gasolina é o 2.0 litros Ingenium com 250 CV (365 Nm). Uma variante de 300 CV estará disponível no final do ano.


O topo da gama está ocupado por blocos V6 a gasolina e a gasóleo. O primeiro é alimentado por um compressor volumétrico (único motor não turbo da gama), o segundo é sobrealimentado. O gasolina debita 380 CV (450 Nm), o gasóleo uns excelentes 300 CV (700 Nm). O Velar com o V6 a gasolina chega dos 0-100 km/h em 5,3 segundos. O mais económico e ecológico é o 2.0 TD4 180 CV com emissões de CO2 de 142 gr/km.



INTERIOR ‘TECNO’ E LUXUOSO

A SVO (Special Veihcle Operations) é a divisão de produtos especiais da Jaguar Land Rover e determina que cada modelo terá uma versão especial, pelo que o Velar recebe ‘mimos’ parecidos ao Range Rover Sport SVR.


O interior do Velar destaca o Touch Pro Duo, sistema de info entretenimento com dois ecrãs de 10 polegadas. Em redor destes, os botões foram reduzidos ao mínimo, com os comandos da climatização e do Terrain Response localizados no ecrã que está na consola central. O ecrã superior sensível ao toque abriga a informação menos requisitada, exatamente o contrário do que se passa com o ecrã inferior. Porém, o sistema é totalmente configurável com o ecrã inferior a ter resposta muito veloz para que os comandos respondam imediatamente aos desejos do utilizador. O carro tem função “hotspot” WiFi capaz de lidar com oito aparelhos ao mesmo tempo.


A Land Rover reclama para o Velar o título de modelo mais pratico do segmento, face a um grupo de rivais de peso como o BMW X4 e X6, Porsche Macan e Mercedes GLE.


A capacidade da mala é de 673 litros com o banco traseiro rebatível na proporção 40/20/40. Espaço para pernas e cabeça são abundantes, mesmo com o tejadilho panorâmico, reclama a Land Rover.



O Velar possui vectorização de binário na travagem de série, suspensão de duplo triângulo à frente e eixo independente multibraços, com amortecimento pneumático de série nos V6 e opcional nos restantes. Outro sistema que será crucial para que a Land Rover reclame um comportamento desportivo é o “Configurable Dynamics”.

O sistema permite endurecer a suspensão, melhorar a resposta do acelerador e reduzir a assistência da assistência da direção. Este sistema série na versão “First Edition” e opcional em todo o resto da gama.



0 visualização0 comentário
bottom of page